Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Período de seca deixa abelhas mais agitadas e favorece ataques

Dados do Corpo de Bombeiros apontam que foram mais de 44 mil ocorrências desde 2018 para capturas de insetos

DF no Ar|Do R7

  • Google News

A época de seca traz um aumento no ataque de abelhas devido ao período da divisão dos enxames que migram em busca de um lar para a nova rainha. As queimadas também provocam essa migração, o que deixa os insetos mais agressivos. Dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros do DF apontam que foram registradas mais de 44 mil ocorrências desde 2018 para capturas de insetos. Neste período do ano, os números tendem a aumentar.

Segundo o apicultor José Serafim, a escassez de recursos durante a seca significa menos néctar e pólen disponíveis para as abelhas. Isso faz com que os insetos protejam seus recursos com mais agressividade. A escassez de água durante a seca também afeta, pois elas precisam de água para manter a colmeia e regular a temperatura interna. A quantidade de abelhas dentro da colmeia é cerca de dez vezes maior do que as que estão do lado de fora.

Entre as dicas caso presencie um ataque de abelhas é procurar um lugar fechado para se abrigar, evitar fazer movimentos bruscos ou se abanar com roupas e não tentar matar as abelhas porque ao serem mortas, elas liberam feromônios que fazem com que outras abelhas também ataquem. Em caso de emergência, os bombeiros podem ser acionados pelo número 193.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.