DF prorroga até sexta (7) abrigos emergenciais para pessoas em situação de rua
Ação da Secretaria de Desenvolvimento Social acolhe pessoas durante o frio; alojamentos funcionam na Asa Sul e no Gama
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal prorrogou o funcionamento de alojamentos emergenciais para pessoas em situação de rua se protegerem do frio até a manhã de sexta-feira (7). Os abrigos, criados na última semana, foram montados no Ginásio Bezerrinho, no Gama, e na Escola do Parque da Cidade, na Quadra 909 da Asa Sul.
A ação poderá ser prorrogada caso o frio continue, informou a secretaria. Segundo a pasta, “a ideia é desmobilizar gradativamente essas estruturas à medida que as temperaturas voltarem a subir”.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Em quatro dias de ação, 171 pessoas foram abrigadas no Plano Piloto e 78 no Gama. Ainda de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, as unidades estão em funcionamento com 60 vagas na Escola Parque e 30 no Bezerrinho.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, informou que os alojamentos vão oferecer à população em situação de rua jantar, café da manhã, um kit para higiene pessoal, cobertor e colchonete. "O abrigo provisório vai permanecer enquanto tiver o alerta laranja. As nossas equipes de abordagem social da secretaria vão abordar as pessoas que estão em situação de rua para orientá-las e encaminhá-las, caso haja o interesse", explicou.
O Distrito Federal registrou a menor temperatura do ano nesta sexta-feira (30): 8,6°C no Gama, região administrativa a cerca de 35km de Brasília. Além das baixas temperaturas, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo, indicando risco potencial, para a baixa umidade no DF.