Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Alta nos preços derruba consumo de café no Brasil em 2,31% entre 2024 e 2025

O café conilon subiu 201% e o arábica, 212%, elevando o valor de um pacote simples para até R$ 45

DF Record|Do R7

  • Google News

O consumo de café no Brasil caiu 2,31% entre novembro de 2024 e outubro de 2025, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café. O recuo reflete o impacto da alta expressiva nos preços do grão nos últimos cinco anos: o conilon subiu 201% e o arábica, 212%, elevando o valor de um pacote simples para até R$ 45.

O aumento tem sido impulsionado por fatores internos, como a inflação e a redução da produção, e externos, incluindo taxas de exportação e eventos climáticos que afetam diretamente a safra. O resultado é uma desaceleração no consumo, mesmo em um país que é o segundo maior apreciador de café do mundo, com média de 1.400 xícaras por pessoa ao ano.

Empresários do setor relatam dificuldades para repassar os custos aos clientes e buscam estratégias como programas de fidelidade e promoções para manter a demanda. Especialistas alertam que não há previsão de queda nos preços devido a fatores políticos, como incertezas em ano eleitoral, e climáticos, como quebras de safra recentes.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.