Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Brasileiros enganados com proposta de emprego são escravizados em outro país

Pesquisa mostra que no DF maioria das vítimas são jovens que quase sempre são atraídas por publicações nas redes sociais

DF Record|Do R7

  • Google News

Brasileiros, entre eles muitos brasilienses, são enganados com a proposta de emprego no exterior e acabam em um trabalho escravo no sudeste asiático. Levantamento da Polícia Federal apontou que no Distrito Federal a maioria das vítimas são jovens que quase sempre são atraídas por publicações nas redes sociais. Brasileiros denunciam que empresas não aceitam pedidos de demissão e ao querer ir embora, vítimas precisam pagar multas que podem chegar a R$ 20 mil. Além da pressão psicológica, há diversos relatos de violência física.

O Ministério das Relações Exteriores informou que desde 2022 registra aumento significativo de brasileiros vítimas de tráfico humano na região. A Embaixada do Brasil em Bangkok, na Tailândia, presta assistência para as vítimas. As medidas incluem contato com parentes no Brasil, emissão de novos passaportes e repatriação para quem não pode pagar a viagem de volta. Já segundo a Interpol, o tráfico de pessoas virou uma crise planetária. Somente no ano passado os agentes da polícia internacional libertaram mais de 800 vítimas de falsos recrutamentos para trabalho no exterior.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.