Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

CPI do Rio Melchior apura poluição e impactos de termoelétrica no DF

Depoimentos e audiências públicas buscam esclarecer impactos ambientais no Rio Melchior

DF Record|Do R7

  • Google News

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Rio Melchior, instaurada na Câmara Legislativa do Distrito Federal, investiga os níveis de poluição do rio e os possíveis impactos da instalação de uma usina termoelétrica na região. A comissão já realizou visitas técnicas e pretende ouvir servidores da Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF) para esclarecer riscos ambientais e a possibilidade da morte do rio.

O engenheiro responsável técnico pelo projeto da termoelétrica também será ouvido. Entre as principais preocupações está o uso de poços para o resfriamento da usina, o que, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), pode comprometer a vazão do rio e agravar a crise hídrica da região.

A deputada Paula Belmonte informou que, no dia 17, os membros da CPI participarão de uma audiência pública promovida pelo Ibama, que deverá apresentar um relatório oficial sobre o processo de licenciamento ambiental da usina. Além disso, os parlamentares farão uma nova visita técnica, desta vez a um abatedouro da região, marcada para o dia 7 de agosto.

Atualmente, uma decisão judicial suspende as outorgas concedidas para o funcionamento da usina, enquanto a apuração da CPI continua.

Assista aos conteúdos da RECORD de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.