Iges apresenta relatórios de desempenho sobre os últimos oito meses de atuação no DF
O instituto apresentou relatórios com detalhes dos dados de desempenho na gestão
DF Record|Do R7
O Iges (Instituto de Gestão Estratégica de Saúde) prestou contas aos deputados distritais, nesta quinta-feira (7), sobre os últimos oito meses de atuação na Saúde do Distrito Federal. O instituto apresentou relatórios com detalhes dos dados de desempenho na gestão, em audiência pública na CFGTC (Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle) da CLDF (Câmara Legislativa do DF).
De acordo com os dados, o Iges teve perto de 1,5 milhão de atendimentos nos dois primeiros quadrimestres de 2024, considerando todas as unidades de saúde gerenciadas pelo instituto. São 13 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), hospitais de base, Santa Maria e o Hospital Do Sol. Destes, um percentual de 10% dos atendimentos é de pacientes de fora do DF, em grande maioria do Entorno. Os números, no entanto, estariam abaixo da necessidade do DF, e as metas do contrato do Iges estariam desatualizadas.
Os números financeiros de prestação de contas apresentado na audiência pública foram questionados pelos deputados distritais. A principal crítica é de que o Iges, desde que foi estabelecido como modelo de gestão em 2017, opera com um contrato desatualizado que já tem 52 aditivos. Os deputados questionam a necessidade de um contrato mais atual, que esbarraria, principalmente, em dificuldades quanto aos acertos trabalhistas para essa migração.
Na audiência houve acordo para montagem de uma mesa redonda para discutir soluções. Fariam parte gestores do Iges, Secretaria de Saúde, deputados distritais e órgãos como o Tribunal de Contas. A população também pode acompanhar os números em tempo real com o painel no site do instituto que permite, inclusive, ter menos espera nos atendimentos médicos, possibilitando checar dados como o tempo de espera nas UPAs em determinado dia.
Últimas

Edital da Câmara impulsiona corrida dos concurseiros e aquece mercado de cursinhos
Cursinhos no DF, que oferecem aulas 100% online, investem em tecnologia para atender cerca de 800 mil alunos de todo o país

Projeto autoriza instalação de pontos de recarga para veículos elétricos em postos do DF
A iniciativa visa modernizar o setor de combustíveis e estimular a adoção de veículos com baixa ou zero emissão de poluentes

Nova tabela de alíquotas do IPVA é divulgada no Distrito Federal
A Câmara Legislativa aprovou a correção da Tabela Fipe que serve como base de cálculo para o imposto

DF registra 226 casos de queimaduras e reforça alerta sobre uso de fogos de artifício
No Distrito Federal, uma lei de 2020 proíbe fogos com estampidos acima de 100 decibéis a 100 metros

Aluguel no DF sobe 8,13% em 12 meses e pesa no bolso dos moradores
Especialistas no setor afirmam que a alta está relacionada às taxas elevadas de juros do crédito imobiliário

Novos saguis chegam ao zoológico de Brasília
Animais fazem parte de programa nacional de conservação da espécie ameaçada

Veja dicas de programação para o fim de semana em Brasília
Eventos gratuitos e pagos garantem diversão para toda a família neste fim de semana

Brazlândia (DF) celebra 92 anos com Natal iluminado
Evento destaca iluminação especial e atividades para a comunidade até 6 de janeiro

Servidores do DF terão ponto facultativo no dia 2 de janeiro
Decreto estabelece ponto facultativo, mas serviços essenciais continuam funcionando

Dois adolescentes de bicicleta são atropelados em São Sebastião (DF)
Dois jovens foram atingidos por um carro enquanto andavam de bicicleta na região do PRÓ-DF

Câmara Legislativa aprova projeto de faixas elevadas em frente a escolas e unidades de saúde
Medida visa garantir segurança aos pedestres e reduzir velocidade dos motoristas no DF

Câmara Legislativa aprova correção na tabela FIP para cálculo do IPVA no DF
Projeto de lei corrige erros na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas

Véspera de Natal intensifica movimento na Rodoviária Interestadual de Brasília
Expectativa de mais de 55 mil passageiros e viagens extras no feriadão

Projeto de lei sobre teste de escoliose nas escolas do DF aguarda votação na CLDF
Definição sobre proposta que visa diagnóstico precoce da escoliose fica para votação após o recesso na Câmara Legislativa, em 2026

Veja o funcionamento de serviços no feriado de Natal no Distrito Federal
Serviços e horários de funcionamento durante o feriado do dia 24 e 25 em Brasília



