Justiça anula parte dos vídeos feitos por Durval Barbosa na Operação Caixa de Pandora
Gravações excluídas mostravam Arruda e outras pessoas em suposto esquema de corrupção e compra de apoio político
DF Record|Do R7
A justiça anulou a validade de parte dos vídeos feitos pelo delator Durval Barbosa na Operação Caixa de Pandora, reconhecendo a invalidade dessas gravações como provas no processo. De acordo com o jornalista Vladimir Porfírio, a decisão abriu espaço para defesa de pessoas como o ex-governador José Roberto Arruda, ligando “um sinal amarelo” para o quadro eleitoral de 2026. Gravações excluídas mostravam Arruda e outras pessoas nas situações de um suposto esquema de corrupção e compra de apoio político.
Gravações foram consideradas clandestinas e 90% das provas foram anuladas, deixando o processo pendurado em apenas duas gravações produzidas pelo delator, que tiveram a validade mantida porque contavam com a cobertura da Polícia Federal, nas chamadas situações controladas. Segundo o comentarista, decisão libera Arruda e outros réus de uma eventual condenação criminal. No entanto, eles permanecem com problemas por conta da improbidade administrativa e da respectiva manutenção da inelegibilidade.
Na prática, situação não garante o retorno de Arruda para as urnas eletrônicas da próxima eleição. Ainda segundo Porfírio, o ex-governador confessou conforto, na medida em que a sentença atende a um questionamento que partiu do Ministério Público, a quem cabe o papel de acusar no processo. O advogado dele, doutor Catapreta, disse que vai recorrer para garantir a anulação dessas gravações validadas, admitindo o confronto no TSE, partindo de farta jurisprudência favorável.
Últimas

Edital da Câmara impulsiona corrida dos concurseiros e aquece mercado de cursinhos
Cursinhos no DF, que oferecem aulas 100% online, investem em tecnologia para atender cerca de 800 mil alunos de todo o país

Projeto autoriza instalação de pontos de recarga para veículos elétricos em postos do DF
A iniciativa visa modernizar o setor de combustíveis e estimular a adoção de veículos com baixa ou zero emissão de poluentes

Nova tabela de alíquotas do IPVA é divulgada no Distrito Federal
A Câmara Legislativa aprovou a correção da Tabela Fipe que serve como base de cálculo para o imposto

DF registra 226 casos de queimaduras e reforça alerta sobre uso de fogos de artifício
No Distrito Federal, uma lei de 2020 proíbe fogos com estampidos acima de 100 decibéis a 100 metros

Aluguel no DF sobe 8,13% em 12 meses e pesa no bolso dos moradores
Especialistas no setor afirmam que a alta está relacionada às taxas elevadas de juros do crédito imobiliário

Novos saguis chegam ao zoológico de Brasília
Animais fazem parte de programa nacional de conservação da espécie ameaçada

Veja dicas de programação para o fim de semana em Brasília
Eventos gratuitos e pagos garantem diversão para toda a família neste fim de semana

Brazlândia (DF) celebra 92 anos com Natal iluminado
Evento destaca iluminação especial e atividades para a comunidade até 6 de janeiro

Servidores do DF terão ponto facultativo no dia 2 de janeiro
Decreto estabelece ponto facultativo, mas serviços essenciais continuam funcionando

Dois adolescentes de bicicleta são atropelados em São Sebastião (DF)
Dois jovens foram atingidos por um carro enquanto andavam de bicicleta na região do PRÓ-DF

Câmara Legislativa aprova projeto de faixas elevadas em frente a escolas e unidades de saúde
Medida visa garantir segurança aos pedestres e reduzir velocidade dos motoristas no DF

Câmara Legislativa aprova correção na tabela FIP para cálculo do IPVA no DF
Projeto de lei corrige erros na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas

Véspera de Natal intensifica movimento na Rodoviária Interestadual de Brasília
Expectativa de mais de 55 mil passageiros e viagens extras no feriadão

Projeto de lei sobre teste de escoliose nas escolas do DF aguarda votação na CLDF
Definição sobre proposta que visa diagnóstico precoce da escoliose fica para votação após o recesso na Câmara Legislativa, em 2026

Veja o funcionamento de serviços no feriado de Natal no Distrito Federal
Serviços e horários de funcionamento durante o feriado do dia 24 e 25 em Brasília



