Justiça determina que painéis de LED instalados em vias do DF sejam desligados
A medida dá 24 horas para que os letreiros luminosos sejam desligados
DF Record|Do R7
A Justiça do Distrito Federal determinou que todos os painéis luminosos de LED, contendo publicidade e propaganda em vias, sejam desligados. A decisão, em caráter provisório, é da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do TJDFT (Tribunal de Justiça Do Distrito Federal e dos Territórios). Publicada neste sábado (27), a medida dá 24 horas para que os letreiros luminosos sejam desligados e fixa multa de R$ 10 mil por dia em caso de descumprimento. Cabe recurso da liminar e o caso ainda vai ser julgado.
A ação foi movida pelo advogado Anderson Gomes, com base em reportagens veiculadas no DF Record, contra o DER (Departamento de Estradas e Rodagens) e um grupo de empresas de comunicação. No processo, são questionados o impacto das instalações nas vias públicas e a adequação dos painéis ao plano diretor de Brasília. Além disso, é questionado o impacto da instalação dos letreiros publicitários na segurança do trânsito.
Para o comentarista político Vladimir Porfírio, a decisão atende à solicitação da ação popular assinada pelo advogado, que, endossada pelo Ministério Público em sua argumentação, denunciou a ilegalidade das autorizações desses painéis que ignoram o Código Nacional de Trânsito. Segundo ele, de acordo com o apurado nos corredores do Ministério Público, a ação popular é só o começo, e ainda há provas sendo reunidas para dar continuidade no processo.
Últimas

Balanço da PRF aponta 10 milhões de infrações nas BRs em 2025
Excesso de velocidade lidera ranking das condutas irregulares nas rodovias federais

Propostas de mudanças na PEC da Segurança Pública são debatidas em Brasília
Ministério Público e relator da proposta discutem alterações na maioridade penal

Nova lei garante atendimento especializado a pessoas com deficiência no DF
Câmara Legislativa aprovou norma que obriga motoristas de aplicativos a atender usuários com mobilidade reduzida

Ministério Público investiga Neoenergia por problemas no fornecimento de energia
Inquérito civil apura danos coletivos e busca acordo com a concessionária de energia

Caso Pedro Turra: Rodrigo Castanheira se sentia perseguido e queria mudar de sala
Adolescente morreu após agressão em festa; caso segue para o Tribunal do Júri

Ministério da Saúde desmente casos de vírus Nipah no Brasil
Informações foram confirmadas pelo Ministério e OMS sobre a inexistência do vírus no país

Maria Júlia, adolescente de 16 anos, realiza transplante de coração; relembre história
A jovem enfrentou desafios desde o nascimento e passou por transplante realizado

Transplante da Maju: adolescente se recupera e precisa de doação de sangue
Maria Julia passou por transplante de coração bem-sucedido no Distrito Federal

Morte durante treino expõe importância de primeiros socorros em academias do DF
Legislação exige treinamento em primeiros socorros para profissionais de academias no Distrito Federal

Investigação sobre morte de Rodrigo Castanheira no MPDFT pode levar a denúncia
Piloto Pedro Turra e quatro adolescentes são investigados por envolvimento em homicídio

Governo encerra contrato de obra atrasada na Avenida Hélio Prates, em Taguatinga (DF)
Obras iniciadas em 2022 permanecem incompletas; nova licitação será realizada para conclusão dos serviços

Motorista morre em acidente grave com caminhão carregado de etanol na BR-080
O caminhoneiro saiu ileso, mas o veículo tombou, provocando vazamento de combustível e risco de explosão

DF amplia acesso à saúde visual com entrega gratuita de óculos para adultos
Secretaria de Saúde do DF promove distribuição de óculos para adultos com receita válida de até 1 ano

Alta nos preços derruba consumo de café no Brasil em 2,31% entre 2024 e 2025
O café conilon subiu 201% e o arábica, 212%, elevando o valor de um pacote simples para até R$ 45

DF oferece vacinação gratuita em mais de 50 pontos neste sábado
21 regiões administrativas recebem pontos de vacinação que oferecem doses de Covid-19, tétano e sarampo



