Mercado de vinhos movimenta cerca de R$ 10 milhões por ano no DF
Dados do IBGE mostram que em 2023 foram produzidas quase duas mil toneladas de uvas em 88 hectares, entre as regiões do Paranoá, Planaltina e Sobradinho
DF Record|Do R7
O quadro mercado em Movimento desta quinta-feira (3) mostra como o mercado de vinho está em expansão no Distrito Federal. Por ano, o setor movimenta cerca de R$ 10 milhões na região. No PAD-DF, uma plantação de seis hectares, com 22 mil mudas, gera 49 toneladas de uvas. As frutas se transformam em 30 mil litros de vinho, que enchem cerca de 35 mil garrafas. Os vinhos produzidos no local são vendidos para restaurantes do DF, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Dados do IBGE mostram que em 2023 foram produzidas quase duas mil toneladas de uvas em 88 hectares, entre as regiões do Paranoá, Planaltina e Sobradinho. Dos 55 produtores de uva da região, 14 apostam na produção de vinhos finos.
O vinho de qualidade ajuda a alavancar o enoturismo, uma imersão nas tradições e nos costumes das regiões vinícolas. Acreditando no potencial da Rota do Vinho, agências de turismo estão oferecendo pacotes para que os turistas conheçam as vinícolas do DF. E para ajudar empresários do ramo e auxiliar quem quer informações sobre o setor, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial criou uma plataforma com dados de importação e exportação dos vinhos, além de informações de fabricantes.
Últimas