Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Polícia estabelece novas diretrizes para abordagem de pessoas em situação de rua

Novas regras visam reforçar direitos e garantir segurança jurídica durante abordagens policiais

DF Record|Do R7

  • Google News

A polícia no Distrito Federal estabeleceu novas diretrizes para abordar pessoas em situação de rua, com o objetivo de reforçar seus direitos e assegurar segurança jurídica aos agentes. Atualmente, existem 3.520 pessoas em situação de rua na região, um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Apesar de representarem apenas 0,1% da população, essas pessoas estão entre as principais vítimas de crimes letais.

Em 2022, foram registrados 21 assassinatos de pessoas em situação de rua, sendo que metade dos casos envolveu autores também vivendo nas ruas. O uso de armas brancas foi detectado em 81% dos casos. A nova normativa busca prevenir crimes, impondo protocolos padronizados com foco em respeito e segurança.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a polícia vinha enfrentando dificuldades em realizar abordagens devido ao temor de acusações de discriminação. As novas regras visam superar essas barreiras, permitindo ações preventivas eficazes sem comprometer os direitos individuais da população em situação de rua.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.