DF terá 30 pontos exclusivos para vacinar adolescentes com 17 anos
Brasilienses na faixa etária de 17 anos poderão procurar os 30 postos de vacinação destinados a gestantes e puérperas
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
O Governo do Distrito Federal iniciará a vacinação de jovens de 17 anos nesta terça (23). Os adolescentes receberão a primeira dose nos 30 pontos destinados, também, às grávidas e puérperas com o imunizante da Pfizer. O governo escolheu os mesmos locais, restritos a outros públicos, para evitar que parte da população tente escolher as doses dos medicamentos. Não há necessidade de acompanhamento dos pais.
Além disso, o governo adiantará a segunda dose vacinação com pfizer a partir de quinta (26), para os que as pessoas com aplicação marcada para até 3 de setembro. As informações foram divulgadas na coletiva de imprensa do GDF desta segunda (23). O DF tem 58 leitos vagos e oito pessoas na triagem. Ao todo, 9.930 pessoas morreram vítimas de covid-19 na capital federal. Nesta segunda, o governo registrou cinco mortes pela doença e 16 novos casos, sendo que oito pessoas estão na triagem à espera de uma vaga nos hospitais, e a região tem 58 leitos à disposição. Ao todo, 63% da população está vacinada.
Delivery
O chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, anunciou, também, que o governador Ibaneis Rocha assinou decreto para mudar a restrição de horários de serviços de delivery e drive-thru de restaurantes. Hoje, os estabelecimentos que prestam esse serviço tem de encerrar o atendimento presencial até meia noite, mas podem atender até 1h fazendo entregas ou servindo fregueses no carro.
A partir de amanhã, porém, com a publicação do decreto do chefe do Executivo no Diário Oficial do DF, não haverá mais restrição de horário para que bares e restaurantes ofereçam os serviços de delivery e drive-thru. Rocha destacou que o atendimento presencial de fregueses não mudou, e o horário limite segue sendo 0h.
Variante Delta
O secretário de Saúde di DF, Osnei Okumoto, também divulgou os números da variante Delta da covid-19 no DF. Ele disse que, na terça, terá dados atualizados após o sequenciamento genômico dos vírus encontrados em pacientes. “Estamos com 125 pacientes com a Delta”, confirmou. Do total de pacientes infectados com a versão mais agressiva do vírus, 111 são moradores do DF e as faixas etárias com maior número de casos são de 20 a 29, de 40 a 49 (com 26 registros), e de 50 a 59 (também com 26 registros).
Além disso, do total de infectados, 31 tomaram as duas doses da vacina, 25, a primeira dose. 56 não foram vacinados. De acordo com Osnei, 111 se recuperaram, nove morreram e cinco estão internados.