Distrito Federal terá apoio de 100 militares da Marinha nas ações de combate à dengue
Primeira ação acontece nesta quarta (13) em Arniqueira, um dos pontos com alta incidência de casos da capital do país
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
O Distrito Federal terá o auxílio de 100 militares da Marinha nos esforços contra à dengue. A primeira ação do grupo acontece nesta quarta-feira (13) em Arniqueira. A região tem alta incidência de casos. Os militares passaram por treinamento na Secretaria de Saúde nos últimos dias para analisar características do mosquito e saber como conversar com os moradores. Eles conheceram os tipos de depósitos onde as larvas da dengue se proliferam e se familiarizaram com o formulário de visitas nas residências.
O DF é a unidade da federação com maior incidência de casos por 100 mil habitantes no país, com 4.918 casos a cada 100 mil. A segunda é Minas Gerais (2.587 a cada 100 mil) e a terceira é o Espírito Santo (1.564 a cada 100 mil).
As ações de combate à dengue no DF contam com o apoio do Exército Brasileiro, que visitam casas das regiões. A Força Aérea Brasileira instalou um Hospital de Campanha em Ceilândia, que realizou mais de 30 mil procedimentos desde fevereiro.
O combate ao mosquito Aedes aegypti envolve também a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e órgãos civis como SLU (Serviço de Limpeza Urbana), Novacap, Caesb e as administrações regionais.
Mais de 140 mil casos
O DF teve ao menos 140,4 mil casos prováveis de dengue, 109 mortes confirmadas e 52 em investigação. O último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, divulgado nesta segunda (11), aponta para 2,6 mil casos de dengue com sinais de alarme, 1,93% do total de casos prováveis do país, sendo 147 casos de dengue grave.