‘Discurso preconceituoso’, diz governador do Pará após falas de chanceler alemão sobre Belém
Friedrich Merz elogiou Alemanha e disse ter ficado feliz de ir embora de Belém
Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), respondeu nesta segunda-feira (17) à crítica do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, que disse ter ficado feliz de ir embora de Belém, cidade que sedia a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas).
“O Pará abriu as portas e mostrou a força de um povo acolhedor. Curioso ver quem ajudou a aquecer o planeta estranhar o calor da Amazônia”, disse o governador.
“Um discurso preconceituoso revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado. O futuro pede menos promessas e mais apoio concreto para quem protege as florestas”, completou Barbalho.
“Quem de vocês gostaria de ficar aqui?”
Merz viajou a Belém para participar da Cúpula de Líderes, evento com autoridades mundiais que antecedeu a COP30. Ele esteve na capital do Pará entre 6 e 7 de novembro.
Na semana passada, durante discurso no Congresso Alemão do Comércio, Merz disse que seu país era um dos “mais bonitos do mundo” e que a comitiva e jornalistas que estavam com ele ficaram felizes de retornar para a Europa. O vídeo foi disponibilizado no Youtube do governo.
leia mais
“Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”, disse.
Durante a passagem por Belém, Merz participou de um encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














