Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Distrito Federal bate recorde de temperatura do ano e chega a 36,5ºC nesta sexta

Inmet emitiu alerta vermelho de grande perigo por onda de calor

Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

Estação de Águas Emendadas registrou 36,5ºC Divulgação/Agência Brasil - Arquivo

A estação de Águas Emendadas, em Planaltina, registrou 36,5ºC às 15h desta sexta-feira (27), temperatura mais alta do ano. No mesmo horário, fez 35,5ºC no Gama e 35ºC no Paranoá. As estações de Brasília e de Brazlândia registraram 33,6ºC e 33,7ºC, respectivamente.

LEIA TAMBÉM

Não chove no Distrito Federal há 157 dias, sendo a segunda maior estiagem registrada na história. O recorde é de 1963, que teve 163 dias consecutivos de seca. A última chuva registrada em 2024 foi em 23 de abril, quando a água caiu na área do Plano Piloto e do Sudoeste.

Ainda nesta sexta, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), emitiu um alerta vermelho de grande perigo por uma onda de calor no Distrito Federal, no centro goiano e no Triângulo Mineiro.

A umidade mínima registrada também foi em Águas Emendadas, com 14%, seguida de 15% no Gama, 16% em Brazlândia e 18% em Brasília e no Paranoá.


A primeira quinzena de setembro teve os menores índices de umidade do Distrito Federal. O menor foi no Gama, com 7%, seguido de 9% em Brazlândia, 10% em Brasília e 11% no Paranoá.

A baixa umidade traz problemas de saúde, como irritação nos olhos, dor de cabeça, desidratação e maior risco para doenças e infecções respiratórias de maneira geral. A pneumologista Gilda Fonseca alerta que é importante ficar atento a sintomas como fôlego curto, tosse seca, boca e olhos secos e outras mudanças habituais, principalmente em crianças e idosos.

A médica afirma que é importante manter doenças crônicas sob controle e a vacinação em dia. “A prevenção consiste em boa alimentação, hidratação, umidificação do ambiente — com umidificador, bacia com água, toalhas úmidas —, realizar exercícios físicos em um horário com temperatura mais amena, com roupas leves e claras”, explica.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.