Distrito Federal tem 5.813 indígenas, segundo Censo de 2022
Número corresponde a 0,34% da população indígena do país, a segunda menor entre as unidades da federação, atrás apenas de SE
Brasília|Do R7, em Brasília
Com uma população de 5.813 indígenas, o Distrito Federal é a segunda unidade da federação com a menor quantidade de pessoas indígenas, de acordo com o último Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa apenas 0,34% da população indígena no país, ficando atrás apenas de Sergipe, que tem 4.708 pessoas indígenas.
Do total contabilizado no DF, 5.538 pessoas — o equivalente a 95,3% — se declararam de cor ou raça indígena. Já 275 delas, 4,7%, disseram se considerar indígenas.
Vale destacar que os indígenas residentes no DF vivem fora do que são classificadas como terras indígenas. Segundo a Constituição Federal de 1988, as terras indígenas são “territórios de ocupação tradicional”, bens da União, sendo reconhecidos aos indígenas a posse permanente e o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.
O levantamento do IBGE constatou que o DF não possui nenhuma terra indígena declarada ou legalmente instituída.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O DF também é a unidade da federação com o menor percentual de moradores indígenas em domicílios particulares permanentes. Foram registrados 4.001 domicílios, nos quais residem 12.708 pessoas, com pelo menos um morador indígena. A média é de 1,4 morador que se declarou indígena dentre essas residências.
De acordo com o Censo, a população indígena do Brasil chegou a 1.693.535 pessoas em 2022, o equivalente a 0,83% do total de habitantes. Pouco mais da metade, 51,2%, estão concentrados na Amazônia Legal, região que compreende os estados do Norte, Mato Grosso e parte do Maranhão.