Distrito Federal terá Campanha para doação de sangue de cães e gatos; entenda
Medida foi publicada nesta segunda no Diário Oficial e prevê a doação voluntária de sangue de animais domésticos
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
O Governo do Distrito Federal instituiu nesta segunda-feira (22) a Campanha Pet Sangue Bom para estimular a criação e manutenção de bancos de sangue veterinários para cães e gatos. A medida foi publicada no Diário Oficial e assinada pelo governador Ibaneis Rocha e prevê incentivo para a instalação de bancos de sangue tanto de natureza pública, como privada.
A campanha também estabelece que o animal doador e receptor do sangue esteja protegido, e que seja respeitado a ética e as técnicas adequadas para o uso do sangue doado e seus componentes e hemoderivados.
O Pet Sangue Bom também prevê que a manutenção de pesquisas e inovação tecnológica ligada a doação de sangue seja “permanente e continuada” na capital do país, com ampla divulgação para conscientizar os tutores de animais domésticos da importância da doação. O projeto é de autoria do deputado Daniel Donizet (MDB).
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Castração de animais
A partir desta terça-feira (23) começa a ser realizadas as cirurgias de castração em cães e gatos do Programa Castra DF no Paranoá. Nesta semana, as carretas do projeto estão estacionadas no ginásio ao lado da administração regional da cidade.
Antes do procedimento, os animais selecionados para a castração passam por exames pré-operatórios, como hemograma e eletrocardiograma. As testagem é gratuita e serve para identificar se o animal está em condições de saúde aptas para a castração.