Distrito Federal teve quarta menor inflação do país no mês de setembro
IPCA registrou variação de 0,26% e ficou abaixo da média nacional, que foi de 0,44%
Brasília|Do R7
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do Distrito Federal registrou uma variação de 0,26% em setembro, a quarta menor do Brasil. Dados são da análise do IPEDF (Instituto de Pesquisa e Estatística do DF) feita sobre os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
LEIA TAMBÉM
A média nacional voltou a acelerar em setembro depois de ficar estável no mês anterior e ficou em 0,44%. A menor inflação registrada foi de Aracaju (SE), com 0,07%, seguida por Recife (PE), com 0,17% e Belém (PA), com 0,18%.
Por outro lado, o maior registro é de Goiânia (GO), que teve 1,08% de IPCA. Curitiba (PR) está em segundo lugar, com 0,77%, seguida de Rio Branco (AC), com 0,75%.
Entre os nove grupos avaliados pelo IPEDF, cinco tiveram aumento de preço em setembro. O maior aumento foi do grupo Habitação, que cresceu 1,78% se comparado ao mês anterior e foi impulsionado pela mudança da bandeira tarifária de energia elétrica, que foi de amarela para a vermelha, e pela alta do aluguel residencial. Alimentação e bebidas está atrás, com aumento de 0,57%; seguido de Saúde e cuidados pessoas, com 0,44% e Despesas pessoais, com 0,23%.
Segundo avaliação, os aumentos foram parcialmente compensados pela queda nos preços de Transportes — que reduziu 0,61% — e contribuiu para desacelerar o indicador. O grupo de Educação se manteve estável, com aumento de 0,04%. “Os resultados mensais estão dentro das expectativas do mercado”, diz a diretora de Estatística e Pesquisas Socioeconômicas do IPEDF, Francisca Lucena.
Inflação do Brasil
A inflação oficial do país voltou a acelerar, após ficar estável no mês anterior, e ficou em 0,44% em setembro, informou nesta quarta-feira (9) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) teve um aumento de 0,46 ponto percentual em relação a agosto, quando variou -0,02%. No ano, o IPCA acumula alta de 3,31% e, nos últimos 12 meses, de 4,42%, acima dos 4,24% observados nos 12 meses anteriores. Em setembro de 2023, a variação havia sido de 0,26%.