Doação de órgãos aumenta 68% no primeiro semestre desde ano no DF
Entre janeiro e julho de 2012 foram 25 doações, no mesmo período deste ano foram realizadas 42
Brasília|Do R7
A doação de órgãos na rede pública de saúde do Distrito Federal aumentou 40% no primeiro semestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. O número saltou de 25 doações nos seis primeiros meses do ano passado para 42 no mesmo período de 2013. O número deve manter o DF como recordista em transplantes, proporcionalmente ao número de habitantes no país.
O Hospital de Base do Distrito Federal recebeu a maior parte dos órgãos doados para transplantes. Foram 33 doadores, o que representa cerca de 79% do total.
DF lidera ranking de transplantes de coração
Durante todo o ano de 2012 foram feitos 576 transplantes no Distrito Federal. De janeiro a julho deste ano foram realizados 289, um pouco mais do que a metade do número registrado em todo o ano passado.
Dos 289 transplantes realizados no primeiro semestre deste ano, 184 foram de córnea, 64 de rim, 27 transplantes de fígado, 17 de coração e quatro de medula. Os transplantes de fígado e de coração foram realizados no Instituto de Cardiologia do DF, que possui convênio com a Secretaria de Saúde e opera pacientes da rede pública, assim como o Hospital Universitário de Brasília, que realiza transplantes de córnea.