Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Doleira Nelma Kodama chega ao Brasil e se apresenta à PF

Presa por tráfico internacional de drogas, ela renunciou à continuidade do processo contra a extradição, diz defesa

Brasília|Do R7

Nelma Kodama, presa pela PF em Portugal
Nelma Kodama, presa pela PF em Portugal Nelma Kodama, presa pela PF em Portugal

Presa na cidade de Lisboa, em Portugal, sob suspeita de atuar no tráfico internacional de drogas, a doleira e delatora da operação Lava Jato Nelma Kodama chegou ao Brasil nesta quinta-feira (20) e passou a noite na sede da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Salvador (BA).

A informação foi divulgada pela defesa da doleira, o escritório Nelson Wilians Advogados. Nelma desembarcou no aeroporto por volta das 22h30, passou a noite na sede da PF e, na manhã desta sexta-feira (21), fará exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML).

Em seguida, deverá ser conduzida à Superintendência da Polícia Federal em Salvador e, logo após, ser encaminhada ao Complexo Penitenciário da Mata Escura, ainda de acordo com o advogado de defesa.

"Ela renunciou à continuidade do processo de defesa contra a extradição para colaborar com a Justiça brasileira e comprovar que não tem ligação com o tráfico internacional de drogas", informa Santiago Andre Schunck.

Publicidade

Prisão

Nelma foi presa no dia 19 de abril deste ano em um hotel em Lisboa, capital de Portugal, durante uma operação da Polícia Federal. Na época, a defesa informou que ela havia ficado surpresa com a prisão.

"O advogado Nelson Wilians, que representa Nelma Kodama, informa que sua cliente ficou surpresa com a prisão decorrente da operação policial em um hotel da cidade portuguesa. O advogado diz que confia na Justiça e espera, em breve, ter acesso aos autos para entender a motivação da prisão da empresária e se manifestar perante as autoridades competentes", informou a defesa, em nota.

Publicidade

Ao todo, a corporação cumpriu 43 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco. Em Portugal, a polícia portuguesa cumpriu três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades do Porto e Braga.

De acordo com a instituição, as investigações tiveram início em fevereiro de 2021, quando um jato executivo Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, pousou no aeroporto internacional de Salvador para abastecimento. A inspeção da aeronave levou à descoberta de cerca de 595 kg de cocaína escondidos na fuselagem.

Publicidade

A partir da apreensão, a Polícia Federal conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa atuante nos dois países, composta de fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros (responsáveis pela movimentação financeira do grupo).

Quem é Nelma Kodama

Figura emblemática do escândalo da Petrobras, Nelma é ex-namorada do doleiro Alberto Youssef e foi presa em 15 de março de 2014 quando tentava embarcar para a Itália com 200 mil euros escondidos na calcinha.

No mesmo ano, ela chegou a ser condenada a 18 anos de prisão pelo então juiz federal Sergio Moro pela lavagem de R$ 221 milhões em dois anos e pelo envio ao exterior de outros U$S 5,2 milhões por meio de 91 operações de câmbio irregulares.

Ela chegou a ficar dois anos presa, mas fechou acordo de delação premiada com a Operação Lava Jato e deixou a carceragem da Polícia Federal em Curitiba com uma tornozeleira eletrônica em junho de 2016.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.