Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

‘É hora de rebaixar o Lula’, dizem oposicionistas após escola de samba ficar em último

Parlamentares de oposição a Lula comemoram rebaixamento da Acadêmicos de Niterói, que fez homenagem ao presidente

Brasília|Do R7, com Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Oposição comemora rebaixamento da Acadêmicos de Niterói após desfile que homenageou Lula.
  • Flávio Bolsonaro e outros políticos afirmam que a escola "desrespeitou a família" e a "fé cristã".
  • A apresentação foi considerada uma "derrota humilhante" e uma tentativa de fazer propaganda eleitoral antecipada.
  • O PT minimizou as críticas, chamando-as de "ridículas" e sem efeito nas próximas eleições.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva gestures as revellers from the Academicos de Niteroi samba school perform during the Carnival in Rio de Janeiro, Brazil, February 15, 2026. REUTERS/Tita Barros
Escola de samba que homenageou Lula foi rebaixada no Carnaval do RJ Tita Barros/Reuters - 15.2.2026

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) — pré-candidato à Presidência — e políticos de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebraram nesta quarta-feira (18) o rebaixamento da escola de samba Acadêmicos de Niterói para a Série Ouro, segundo escalão do Carnaval carioca. A agremiação entrou na mira de parlamentares da direita após o desfile que homenageou Lula e ironizou a “família em conserva”, no domingo (15).

“Dos projetos de Deus não se zomba. Lula é sempre uma ideia ruim seja para governar o País, seja para um samba-enredo. Nunca nos esqueçamos: família é algo sagrado. Depois dessa escola, o próximo rebaixamento vai ser do Lula e do PT”, escreveu o Flávio nas redes sociais.


leia mais

A publicação traz uma imagem do desfile com homens caracterizados como enlatados, com selo de “família”. Na foto, Flávio adicionou a legenda: “Acadêmicos de Niterói rebaixada! Quem ataca família não merece aplauso”.

A apresentação foi criticada por parlamentares das frentes evangélica e católica do Congresso, que afirmaram que cristãos foram retratados de forma desrespeitosa. Em reação, Flávio e outros oposicionistas compartilharam imagens com ilustrações de latas em conserva estampadas com fotos de suas famílias.


“Derrota humilhante”, diz Carlos Bolsonaro

Outros políticos alinhados à oposição também comemoraram o resultado. Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro associaram o desempenho da escola à disputa presidencial e, assim como Flávio afirmaram que pretendem “rebaixar” Lula nas eleições de outubro.

Pré-candidato ao Senado por Santa Catarina, o ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) afirmou que a escola “desagradou a maioria”, “usou a máquina pública” e saiu do desfile com uma “derrota humilhante”.


O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) disse que o rebaixamento da agremiação mostra que Lula está “afundando o Brasil”. “Isto, sim, foi uma homenagem muito bem adequada”, declarou. O deputado Zé Trovão (PL-SC) escreveu: “A escola de samba já foi; em outubro será a vez de rebaixarmos o Lula ao esquecimento”.

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) afirmou que “a vida vai imitar a arte” e acusou a escola de cometer crime eleitoral. “Para coroar o desastre, a escola de samba Acadêmicos de Niterói, que fez propaganda eleitoral antecipada para o Lula, foi rebaixada no Carnaval do Rio. 2026 é o ano de resgatar o Brasil” disse.


O senador Sergio Moro (União-PR) classificou o rebaixamento como um “presságio”, enquanto o senador Rogério Marinho (PL-RN) afirmou que a tentativa de transformar o carnaval em palanque “acabou recebendo a resposta mais simbólica possível”.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também ironizou o resultado. “A gente fica muito triste com uma notícia dessas”, escreveu.

Críticas e representações na Justiça

A oposição a Lula já havia criticado na segunda-feira (16) o desfile da Acadêmicos de Niterói homenageando o petista. O Partido Novo anunciou que acionará novamente o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para pedir a inelegibilidade do presidente. A legenda já havia tentado barrar a apresentação.

Flávio Bolsonaro também criticou o petista e disse que ele usa dinheiro público “para fazer campanha antecipada para ele mesmo”. O pré-candidato na eleição deste ano afirmou que também pretende entrar com uma ação contra Lula no TSE em razão da apresentação.

A Frente Parlamentar Católica e a Frente Parlamentar Evangélica no Congresso criticaram o desfile. As duas bancadas afirmam que o conteúdo exibido desrespeitou a fé cristã e que acionarão o Judiciário e órgãos de controle.

A OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro) afirmou que a escola de samba “cometeu prática de preconceito religioso dirigido aos cristãos”.

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, minimizou as críticas ao desfile e classificou como “ridícula” a tentativa de transformar a homenagem a Lula em desgaste político.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.