Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

É lançado observatório para coletar dados sobre empreendedorismo feminino no DF

Nova plataforma do Ibict tem como objetivo mapear e apoiar mulheres empreendedoras da capital

Brasília|Luiza Marinho*, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Foi lançado o OBE, um observatório para mapear e apoiar o empreendedorismo feminino no Distrito Federal.
  • A plataforma tem como objetivo fornecer dados para a formulação de políticas públicas e iniciativas privadas.
  • O OBE também visa identificar desafios enfrentados por mulheres no mercado e fortalecer parcerias entre diferentes setores.
  • A iniciativa foi viabilizada através de emenda parlamentar da deputada Paula Belmonte, com a expectativa de se expandir para todo o país.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ferramenta também apoiará formulação de políticas públicas e iniciativas privadas Antônio Cruz/Agência Brasil

O OBE (Observatório Brasília Empreendedora), dedicado ao mapeamento, análise e divulgação de informações sobre empreendedorismo feminino, é a nova plataforma lançada nesta segunda-feira (29) pelo Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia).

Também vinculado ao Ministério da Ciência, o observatório foi criado para se consolidar como fonte de dados e análises para apoiar formulação de políticas públicas e iniciativas privadas, além de ampliar a rede de apoio às mulheres empreendedoras do DF.


leia mais

Segundo o diretor-geral do Ibict, Tiago Emmanuel Braga, a plataforma é fundamental para reunir e organizar informações que faltavam ao setor.

“O Ibict tem o orgulho de consolidar o lançamento do Observatório. A plataforma vai possibilitar o desenho de políticas públicas e a formulação de iniciativas voltadas à valorização e expansão dos negócios liderados por mulheres”, declarou.


Monitoramento

A plataforma vai monitorar tendências, identificar desafios enfrentados por mulheres no mercado de negócios e fortalecer articulações entre empresárias, universidades, setor público, investidores e sociedade civil.

Dados do Sebrae revelam que apenas no Distrito Federal, 35% dos empreendedores locais são mulheres.


O OBE vai disponibilizar painéis de dados, relatórios e conteúdos de acesso público, além de integrar agendas nacionais dedicadas ao tema.

A criação do Observatório foi viabilizada com recursos de emenda parlamentar destinados pela então deputada federal e atual deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania).


“A nossa expectativa é que essa iniciativa ganhe cada vez mais relevância, ampliando o alcance para todo o país e fortalecendo conexões entre empreendedoras, empresários, pesquisadores, governos e o Legislativo”, disse Belmonte.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.