Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Edson Fachin faz lista com quatro indicados para vaga no TSE

Nomes serão enviados ao STF, que escolherá três; na sequência, passarão pela avaliação do presidente Bolsonaro, que escolhe um

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Ministro Edson Fachin durante a sessão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal
Ministro Edson Fachin durante a sessão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal Ministro Edson Fachin durante a sessão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Edson Fachin, anunciou, nesta quarta-feira (27), uma lista com quatro indicações para a vaga de ministro substituto da corte eleitoral, anteriormente ocupada por Carlos Mário Velloso Filho.

Os indicados são todos advogados: Rogéria Fagundes Dotti, Vera Lúcia Santana Araújo, André Ramos Tavares e Fabrício Juliano Mendes Medeiros. A lista, composta de dois homens e duas mulheres, partiu do próprio presidente do TSE, com o objetivo de dar equilíbrio à corte eleitoral.

A partir de agora, a lista será encaminhada ao STF (Supremo Tribunal Federal), que escolherá três dos quatro indicados. Na sequência, os nomes serão enviados ao presidente Jair Bolsonaro, que dá a resposta final.

"A praxe e os ritos nos levaram a ter sete juízes homens no colegiado e, por isso, é preciso mudar. Neste momento, anuncio a todos e a todas que esta presidência está encaminhando ao STF uma relação de quatro nomes. E por que quatro? Exatamente pela paridade. Dois homens e duas mulheres", disse Fachin durante o seminário Participa Mulher — Por uma Cidadania Plena.

Publicidade

Indicados

Dos indicados, André Tavares é visto com bons olhos por Bolsonaro. Ele foi presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República. O mandato começou em outubro de 2018 e terminou no mesmo mês de 2021.

A disputa pela vaga de ministro substituto do TSE também terá uma mulher negra: Vera Araújo, integrante da Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e da Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal e Entorno.

Publicidade

Rogéria Dotti, por sua vez, é vice-presidente da Comissão Especial do Código de Processo Civil do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e secretária-geral do Instituto Brasileiro de Direito Processual.

Já Fabrício Medeiros é integrante do Instituto de Direito Público Brasiliense, além de ter sido assessor de ministro do TSE e STF e assessor jurídico na Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

O ex-ministro Carlos Filho, que deixou a vaga em março alegando problemas pessoais, seria o responsável por julgar ações relativas às propagandas eleitorais nas eleições de 2022. Agora, em tese, o posto ficará a cargo do escolhido por Bolsonaro. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.