Efrain Cruz é nomeado secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia
Pedro França / Agência SenadoO advogado Efrain Cruz foi nomeado nesta segunda-feira (20) secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia. Nomeação, publicada no Diário Oficial da União, foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo chefe da pasta, Alexandre Silveira de Oliveira.
Efrain Cruz é advogado, especialista em Direito da Energia, pós-graduado em Direito Público e mestrando em Direito e Desenvolvimento.
Cruz, que foi diretor da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de agosto de 2018 a agosto de 2022, também está na lista de indicações do governo ao conselho de administração da Petrobras, após a desistência de Carlos Eduardo Turchetto Santos que integrava a lista original.
O atual secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Adamo Sampaio Mendes, foi indicado para a presidência do conselho da estatal. Além de Cruz, foram indicados para o conselho Jean Paul Prates (presidente da empresa), Vitor Eduardo de Almeida Saback, Eugênio Tiago Chagas Cordeiro e Teixeira e Wagner Granja Victer.
Foram escolhidos também membros independentes do conselho de Administração. São eles: Sergio Machado Rezende e Suzana Kahn Ribeiro. Agora, as indicações devem ser encaminhadas para conhecimento e providências da área financeira e de relacionamento com investidores da empresa.