Em 2021, Terracap foca as regularizações e busca novos negócios
O presidente da empresa, Izidio Santos Junior, comemora o sucesso da regularização em Arniqueira
Brasília|Do R7 Conteúdo e Marca
Foco na regularização de áreas ocupadas irregularmente dentro do Distrito Federal, investir em infraestrutura no DF, levando equipamentos públicos e desenvolvimento à população, e busca de novos negócios para tornar a empresa perene. Esse pode ser o resumo da atuação da Terracap (Companhia Imobiliária de Brasília) em 2021, na avaliação do presidente da empresa, Izidio Santos Junior.
Em entrevista, ele comemorou o sucesso da regularização que está sendo feita dos imóveis do Setor Habitacional Arniqueira, por meio da venda direta. De acordo com o edital, que teve adesão de 90%, um resultado expressivo, a Terracap vende diretamente a área aos moradores que construíram no terreno e conseguiram o demonstrar que têm esse direito. Finalizado o processo, após o pagamento do valor devido à Terracap, a pessoa recebe o registro da propriedade.
O dinheiro recebido pela venda do terreno é investido pela Terracap na própria região, na construção de obras de infraestrutura, como redes de água e esgoto e obras viárias, e escolas, unidades de saúde e restaurantes comunitários, entre outros empreendimentos. “O sucesso da ação em Arniqueira nos traz a certeza de que estamos no caminho certo, com perspectiva de novas regularizações e adesões”, avalia Izidio Santos Junior.
Em 2021, além de avançar na regularização de imóveis residenciais, a empresa conseguiu progressos importantes na regularização de templos, igrejas e entidades de assistência social, e de terrenos rurais. E iniciou a venda direta para regularização de imóveis comerciais, algo que nunca tinha sido feito pela empresa antes, começando pelo Jardim Botânico. “Abrimos o cadastramento para a Vila Buritis, Planaltina e Estrutural. As vendas devem começar no próximo ano”, diz o presidente da companhia.
Parcerias
O Lago Norte é a próxima região a receber a atenção da empresa. A Terracap fez uma parceria com três condomínios da região. Os condôminos desenvolveram os processos de regularização para barrar novas ocupações e ficaram responsáveis pela fiscalização. “É uma parceria fantástica. Estamos debatendo o projeto urbanístico com os moradores”, conta Izidio Santos Junior.
A Terracap também planeja a expansão do setor Noroeste. Mas, antes disso, continua o trabalho de melhorar a região, com obras de infraestrutura, como a instalação subterrânea da rede elétrica e ajustes do sistema viário. “Também estamos investindo em Vicente Pires, em cooperação com a Secretaria de Obras. Ao longo dos últimos anos foram investidos R$ 150 milhões, e as obras estão perto do fim. É um prazer entrar em Vicente Pires e ver como a região está agora”, festeja o presidente da empresa.
Novos negócios
A Terracap, de olho em novos negócios para diversificar sua atuação no mercado e ter uma forma de renda a mais (não só com a venda de lotes e regularização), está para publicar o edital do projeto Centro Comercial Noroeste. Trata-se de uma parceria público-privada. Dona do terreno onde será construído o empreendimento, a empresa também vai participar do negócio, recebendo parte do lucro da venda dos espaços.
Izidio Santos Junior revela que a Terracap ainda trabalha para tentar promover a concessão do Autódromo à iniciativa privada. Paralelamente a isso, a empresa, em acordo com o DER-DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal), vai pavimentar a pista para que o espaço possa receber corridas.