Em 3 dias, DF registra mais da metade da média de chuva prevista para janeiro; veja imagens
Na região do Paranoá, choveu 86% do volume esperado para o mês; já o Plano Piloto teve 60% do aguardado de chuva para janeiro
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
O Distrito Federal registrou nos primeiros dias do ano mais da metade do volume de chuva esperado para todo o mês de janeiro. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que a estação meteorológica do Paranoá, região administrativa do DF, já registou 86% da quantidade de chuva prevista para o mês.
Outro ponto analisado foi o Plano Piloto, área central de Brasília, que também registrou volume de água maior do que o previsto. Apenas nos primeiros dias do ano, já choveu cerca de 60% do esperado para todo o mês na região. Os moradores contabilizam os prejuízos deixados após as chuvas.
Um dos pontos mais atingidos foi a Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante. Nessa terça-feira (2), uma forte tempestade fez o córrego Riacho Fundo transbordasse e causasse alagamentos. O Corpo de Bombeiros do DF foi acionado e ajudou no resgate de moradores e animais que estavam ilhados.
Já na Praça do Relógio, ponto movimentado de Taguatinga, funcionários tentavam retirar a água que invadiu a estação de metrô da região. "Está parecendo o Lago Paranoá", brincou o telespectador da RECORD BRASÍLIA.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
No Sol Nascente, diversos buracos se abriram com a enxurrada formada. Um ônibus chegou a ficar preso no meio da pista. No vídeo, é possível ver que uma parte traseira do veículo ficou submersa.
A chuva deve continuar nos próximos dias, e o DF permanece sob alerta laranja para chuvas intensas, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos fortes (60-100 km/h). O Inmet ressalta que existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Como se proteger
A população deve se proteger durante as chuvas intensas. Segundo o Inmet, os principais cuidados são:
• Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
• Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
• Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.