Em Brasília, Mauro Vieira recebe chanceler da Colômbia para discutir eleição na Venezuela
Após encontro, ministro colombiano vai seguir para o Rio de Janeiro para participar de uma reunião do G20
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reúne no início da tarde desta quinta-feira (25) com o chanceler da Colômbia, Luis Gilberto Murillo, em Brasília. Na reunião, as autoridades vão discutir, entre outros temas, as eleições na Venezuela, que vão ocorrer neste final de semana.
Leia mais
A eleição na Venezuela vai ocorrer neste domingo (28). Recentemente, o presidente Nicolás Maduro afirmou que o país pode enfrentar uma guerra civil caso ele não vença o pleito. O político, que está no poder desde 2013, busca o terceiro mandato de seis anos. As últimas duas eleições venezuelanas não foram consideradas transparentes na avaliação de órgãos internacionais.
Lula reagiu à declaração de Maduro e afirmou que o venezuelano tem que respeitar o processo democrático. “Eu fiquei assustado com a declaração do Maduro dizendo que se ele perder as eleições vai ter um banho de sangue. Quem perde as eleições toma um banho de voto. O Maduro tem que aprender, quando você ganha, você fica; quando você perde, você vai embora”, afirmou Lula em entrevista para agências internacionais de notícias.
Vieira e Murillo discutem a agenda bilateral, que compreende temas sociais, econômicos, comerciais, culturais e ambientais. Os chanceleres vão discutir, também, integração regional e os preparativos para a 16ª Conferência sobre Biodiversidade de 2024 (COP 16), que será realizada entre 21 de outubro a 1º de novembro em Cali, na Colômbia, e para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, em novembro de 2025.
De acordo com o Palácio do Planalto, Brasil e Colômbia compartilham mais de 1600 km de fronteira amazônica e têm reafirmado seu compromisso com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. “Os dois países têm unido esforços para promover agenda de desenvolvimento sustentável, inclusivo e equitativo, em foros regionais e multilaterais”, diz o governo em comunicado.
O Brasil é o terceiro maior parceiro comercial da Colômbia. As exportações brasileiras para o país vizinho totalizaram USD 3,8 bilhões em 2023, enquanto as importações atingiram o valor de USD 2,3 bilhões. Mais de 70 empresas brasileiras estão instaladas na Colômbia, fortalecendo os laços econômicos entre os dois países.
Após agenda em Brasília, o chanceler colombiano vai seguir para o Rio de Janeiro, onde vai participar da reunião sobre o Mecanismo para o Fundo Financeiro para as Florestas Tropicais, no contexto das reuniões do G20 realizadas sob a presidência brasileira do bloco.