Em carta, Rei Charles III reconhece atuação do cacique Raoni na defesa do meio ambiente
O monarca britânico disse enxergar a posição central do Brasil na agenda de preservação da natureza, em especial na Amazônia
Brasília|Do R7, em Brasília
O Rei Charles 3º, do Reino Unido, enviou uma carta ao cacique Raoni Metuktire na qual reconhece a atuação do líder na luta pelos direitos dos povos indígenas e na defesa do meio ambiente. O documento foi entregue pela encarregada de negócios da Embaixada do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, durante um evento de lideranças indígenas em São José do Xingu (MT).
Na carta, o monarca britânico diz reconhecer a posição central do Brasil na agenda de preservação da natureza, em especial na Amazônia, e no combate às mudanças climáticas. Charles também relembrou sua visita à região, em 2009, quando conheceu o cacique Raoni.
"Durante minha própria visita à Amazônia, em 2009, testemunhei em primeira mão os profundos impactos do desmatamento e das mudanças climáticas na floresta tropical e nos povos e comunidades indígenas que ali residem", destacou.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O rei também classificou o cacique como uma voz "fundamental no Brasil, e no mundo, em esforços para preservar a Amazônia e em seu apoio aos direitos de todos os povos indígenas".
Para Melanie Hopkins, o trabalho de Raoni ajuda a conscientizar o resto do mundo em relação aos direitos e à situação dos povos indígenas.
“O impacto da atuação dele vai além do Brasil. Eu mesma, que nasci numa região rural do Reino Unido, tomei conhecimento de sua história. Foi ótimo participar desse momento de celebração da vida dele. Quando penso em Raoni, penso numa liderança que é capaz de levar a luta dos povos indígenas para o mundo inteiro.”