Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em palanque com Bolsonaro, ministro diz que transposição do rio São Francisco não tem 'dono'

Daniel Ferreira, chefe da pasta de Desenvolvimento Regional, afirmou que 'dom Pedro 2º idealizou e Bolsonaro realizou'

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Daniel Ferreira toma posse como ministro do Desenvolvimento Regional
Daniel Ferreira toma posse como ministro do Desenvolvimento Regional Daniel Ferreira toma posse como ministro do Desenvolvimento Regional

Nesta quinta-feira (5), na Paraíba, em palanque com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, afirmou que as obras de transposição do rio São Francisco não têm "dono".

"A gente veio aqui para falar da maior obra hídrica da Paraíba, mas eu preciso, antes de falar dela, falar da transposição do rio São Francisco. Somente com a transposição isso aqui é possível, senão, não seria. Porque são as águas do eixo leste que estão abastecendo o reservatório", disse. "Estão dizendo por aí que a obra do rio São Francisco tem dono. Não tem. A obra é do povo, é do Estado", completou.

As declarações foram feitas por Ferreira em cerimônia de entrega da obra Vertente Litorânea, em Itatuba. O sistema adutor possui 130,63 quilômetros de extensão e é constituído por 15 segmentos de canais com seção trapezoidal; 5 trechos em sifões invertidos, em tubulações de aço, que cruzam vales de rios e córregos; e 7 aquedutos.

A infraestrutura tem por finalidade integrar bacias hidrográficas da Paraíba com as águas do eixo leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O objetivo é atender a demandas prioritárias do consumo humano e do uso industrial, bem como aos projetos de irrigação a serem implementados.

Publicidade

De acordo com o ministro, as obras vão beneficiar 8 milhões de pessoas e o investimento é de mais de R$ 3 bilhões. Na sequência, Ferreira enalteceu o chefe do Executivo. "Qual o resumo dessa história? Eu resumo: dom Pedro 2º idealizou, Jair Bolsonaro realizou."

O presidente tem viajado pelo Nordeste desde 2020, durante inaugurações de trechos e demais obras da transposição. O projeto foi iniciado em 2007, no segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o principal rival do atual comandante na corrida pelo Palácio do Planalto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.