Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Em Porto Alegre, Mourão visita colégio militar em que estudou 

O vice-presidente participou da solenidade de 110 anos do Colégio Militar de Porto Alegre e puxou o desfile do batalhão de ex-alunos

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Mourão participa de solenidade de 110 anos de fundação do Colégio Militar de Porto Alegre
Mourão participa de solenidade de 110 anos de fundação do Colégio Militar de Porto Alegre

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, participou, na manhã deste sábado (26), da solenidade de comemoração dos 110 anos do Colégio Militar de Porto Alegre, escola em que estudou e completou o ensino médio.

"Para um ex-aluno retornar ao colégio como vice-presidente da República é sempre um motivo de muita emoção. Durante três anos fui interno neste colégio", discursou, afirmando ter vivido "dias intensos" durante a fase em que integrou o corpo discente.

Aos atuais alunos, Mourão elencou três coisas que ele acha que os alunos levarão após o término dos estudos na instituição. "Primeiro, os valores que estão aprendendo aqui. Além disso, o conhecimento, que é a maior ferramenta que o ser humano pode ter. Mais ainda, a amizade, que vai uni-los internamente."

Além de discursar, o vice-presidente puxou a marcha do tradicional batalhão da saudade, que reúne ex-alunos do colégio. Mourão não é a única figura importante que teve passagem na instituição de ensino. Os ex-presidentes Castelo Branco, Costa e Silva, Emílio Médici, Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra também estudaram no local, além do poeta Mário Quintana e do escritor Érico Verissimo. 


A solenidade contou, ainda, com desfile de 914 alunos que integram o batalhão estudantil e entrega de medalhas aos alunos-destaques. O colégio foi fundado em 28 de fevereiro de 1912, mas foi em março do mesmo ano que a primeira aula foi ministrada na escola. 

Pelas redes sociais, Mourão aproveitou para elogiar o evento. "Uma impecável formatura, com desfile vibrante", escreveu. "Parabéns aos alunos de ontem e de hoje. Que venham os de amanhã, mantendo sempre o amor juvenil e o valor de nossos avós."

Além das homenagens ao colégio, Mourão também parabenizou Porto Alegre, cidade natal do vice-presidente, pelos 250 anos celebrados neste sábado (26). "Dois séculos e meio que se confundem com a história do nosso estado e do nosso Brasil. É um dia de comemorar, dia de alegria, de olhar para os símbolos de nossa cidades", disse. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.