Em reunião, administradores e Celina Leão alinham estratégias de gestão e inaugurações
Governadora em exercício discute manutenção de espaços públicos, combate à dengue e segurança, além de entregar moradias para famílias vulneráveis
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília
A governadora em exercício Celina Leão se reuniu nesta quinta-feira (9) com administradores das RAs (Regiões Administrativas) do Distrito Federal para alinhar as estratégias de gestão e manutenção dos espaços públicos no Distrito Federal. O encontro foi o primeiro do ano, em um momento de avaliação de 2024 e levantamento de demandas para o resto do ano.
Segundo Celina, uma das prioridades da reunião foram as ações de reparo, limpeza e segurança do DF.
“O que nós vamos fazer, onde temos áreas emergenciais, quais serão as obras grandes, onde precisa de manutenção e reparo. Todo um levantamento está sendo feito para que a gente tenha uma urbanização, uma zeladoria em todas as nossas regiões administrativas” afirma.
A dengue apareceu como ponto discutido. O DF registrou uma redução de 97% nos casos prováveis de dengue na primeira semana de janeiro de 2025. Enquanto este ano foram reportados 196 casos, no mesmo período de 2024, quase 8 mil casos ocorreram.
Segundo o GDF, essa significativa queda é resultado de um plano de contingência implementado pelo governo, que inclui mais profissionais de saúde e ações de vigilância ambiental para eliminar focos do Aedes aegypti.
A reunião contou com os 35 administradores das RAs, além de Secretários e membros do GDF.
Sistema de monitoramento
Pela manhã, Celina inaugurou um sistema de monitoramento por câmeras no Sol Nascente para reduzir a criminalidade na região administrativa. Ao todo, serão instaladas câmeras em 55 pontos estratégicos, onde a SSP (Secretaria de Segurança Pública do DF) identificou alta incidência de crimes.
No ano passado, o Sol Nascente registrou 11 homicídios, 204 roubos a transeuntes, 32 tentativas de homicídios e 28 estupros. O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, explicou como funciona a medida.
“As câmeras vão poder monitorar pontos estratégicos da região, onde havíamos mapeado os índices de criminalidade. Conseguimos medir os locais em que estão acontecendo furtos, roubos, assédio sexual e outros crimes”, explicou.
Entrega de moradias
Também nesta quinta, Celina Leão entregou 70 apartamentos para pessoas com alta vulnerabilidade social. Ao todo, pelo menos 200 pessoas foram beneficiadas com a medida.
“Enquanto estivermos pessoas em situação de vulnerabilidade no DF, vamos trabalhar para cuidar dessas pessoas, para colocar essas crianças nas escolas, para garantir comida e emprego”, garantiu.