Oposição cobra anistia e pede que Paulinho da Força deixe relatoria se não incluir proposta
Deputado tem dito que vai propor reformulação nas penas dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Durante reunião com o relator do projeto da anistia, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), os deputados do PL cobraram, nesta terça-feira (23), que o parlamentar mantenha no projeto o perdão aos envolvidos no 8 de Janeiro e não reformule a proposta com apenas uma mudança na dosimetria das penas.
O líder da oposição na Câmara, Luciano Zucco (PL-RS), disse que a proposta a ser elaborada por Paulinho pode ter vindo da “ignorância” com relação aos casos do 8 de Janeiro. Além disso, sugeriu que ele proponha uma anistia ou passe a relatoria a outro deputado.
LEIA MAIS
“Ou pautamos a anistia, ou o senhor passa a relatoria para outro. Qualquer projeto diferente não é anistia”, afirmou.
Publicamente, Paulinho tem afirmado que uma anistia não é possível e que vai apenas propor modificações no Código Penal com relação a alguns dos cinco crimes pelos quais os envolvidos no 8 de Janeiro foram condenados.
No encontro desta terça-feira, a bancada do PL tentou convencer o deputado que não é viável diminuir as penas dos presos em virtude de supostas violações dos direitos humanos. Eles sugeriram, inclusive, que Paulinho visitasse alguns dos envolvidos.
Conforme mostrou o R7, tanto a anistia quanto a reformulação das penas devem beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a mais de 27 anos de prisão pela Primeira Turma do STF por tentar um golpe de Estado.
Segundo apurou a reportagem, Bolsonaro pode ter a pena dele reduzida em dez anos.
Perguntas e Respostas
Qual foi a reunião realizada com o deputado Paulinho da Força?
Os deputados do PL se reuniram com o relator do projeto da anistia, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), para cobrar que ele mantenha o perdão aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e não reformule a proposta apenas com mudanças na dosimetria das penas.
O que disse Luciano Zucco sobre a proposta de Paulinho da Força?
Luciano Zucco, líder da oposição na Câmara, afirmou que a proposta de Paulinho pode ser resultado de “ignorância” em relação aos casos do 8 de janeiro. Ele sugeriu que Paulinho proponha uma anistia ou passe a relatoria para outro deputado, afirmando que qualquer projeto diferente não seria considerado anistia.
Qual é a posição pública de Paulinho da Força sobre a anistia?
Paulinho da Força tem afirmado publicamente que uma anistia não é possível e que sua proposta se limitará a modificar o Código Penal em relação a alguns dos cinco crimes pelos quais os envolvidos nos atos de 8 de janeiro foram condenados.
O que a bancada do PL tentou convencer Paulinho da Força durante a reunião?
A bancada do PL tentou convencer Paulinho de que não é viável diminuir as penas dos presos devido a supostas violações dos direitos humanos, sugerindo até que ele visitasse alguns dos envolvidos.
Quais são as implicações da anistia e da reformulação das penas para Jair Bolsonaro?
Conforme informações do R7, tanto a anistia quanto a reformulação das penas podem beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi condenado a mais de 27 anos de prisão pelo STF por tentar um golpe de Estado. A reportagem indica que a pena de Bolsonaro pode ser reduzida em até dez anos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
