Embaixada da Arábia Saudita comemora 55 anos de relações diplomáticas com o Brasil
A Arábia Saudita é o maior parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio, com fluxo de comércio de cerca de U$ 6,7 bilhões em 2023
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

A Embaixada da Arábia Saudita comemorou nesta terça-feira (17) 55 anos de relações diplomáticas entre o país e o Brasil, com expectativas de investimentos em áreas como agricultura e energia renovável. Além dos 55 anos de relacionamento com o Brasil, em 2024 o país asiático também comemora 94 anos da fundação do Reino da Arábia Saudita.
Leia mais
O embaixador Faisal bin Abrahim Ghulam reforçou a importância dos laços entre os países e relembrou a visita do presidente Lula à Arábia Saudita em novembro passado. Na ocasião, Lula defendeu a intensificação das relações comerciais e parcerias bilaterais para um desenvolvimento econômico mútuo, com geração de emprego e renda, priorizando a transição ecológica.
O embaixador destacou que os países “concordaram em estabelecer um conselho de coordenação de alto nível com o objetivo de aprofundar os laços bilaterais em vários setores”. “Os avanços do Brasil nos setores agrícola, farmacêutico e mineração têm um potencial significativo para ajudar a concretizar a Visão 2030 da Arábia Saudita”, completou.
A Visão 2030 é uma iniciativa do país liderada pelo príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman que visa diversificar a economia saudita além do petróleo, desenvolvendo indústrias como turismo, tecnologia, energia renovável e entretenimento.
O relacionamento entre as duas nações começou em 1968, e as embaixadas foram abertas em 1973, quando aconteceram as primeiras visitas oficiais. O fluxo comercial entre os países cresceu 40% em comparação há cinco anos.
Para o embaixador Carlos Duarte, chefe da secretaria de Oriente Médio e África do Itamaraty, o aprofundamento do diálogo entre o Brasil e a Arábia Saudita se reflete “na crescente frequência de reuniões de alto nível em diferentes vertentes”.
Duarte acrescentou que o “adensamento dos vínculos é um anseio dos dois países” e que os conhecimentos recíprocos entre as comunidades empresariais vão estimular novas oportunidades.
A Arábia Saudita é o maior parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio, com fluxo de comércio bilateral de cerca de U$ 6,7 bilhões em 2023. Em junho, o Brasil recebeu o fórum econômico FII (Future Investment Initiative) da Arábia Saudita em uma edição especial na América Latina, com intuito de criar conexões entre empresas e governos.















