Brasília Embaixada do Brasil na Ucrânia recomenda que população evite deslocamentos

Embaixada do Brasil na Ucrânia recomenda que população evite deslocamentos

Com ataque russo à capital da Ucrânia, orientação das autoridades é permanecer em local protegido enquanto durarem os alertas

  • Brasília | Do R7, em Brasília

Kiev amanhece sob ataques russos nesta segunda-feira (10)

Kiev amanhece sob ataques russos nesta segunda-feira (10)

Oleksandr Klymenko/Reuters - 10.10.2022

A Embaixada do Brasil na Ucrânia orientou os brasileiros a permanecer em local protegido, seguir as orientações das autoridades locais e evitar sair de casa enquanto durarem os alertas de ameaça aérea. O país amanheceu sob ataques russos nesta segunda-feira (10), e dezenas de mísseis atingiram principalmente a capital, Kiev.

“Deslocamentos só devem ser iniciados após o fim do alerta, quando houver condições de segurança”, aconselha a nota emitida pela embaixada.

Os novos ataques foram confirmados pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, e ocorrem após a explosão que destruiu a ponte que liga o sul da Rússia à península da Crimeia, no último sábado (8).

“A Embaixada reitera sua recomendação de que sejam evitadas todas as viagens à Ucrânia, bem como a permanência no país.” Em caso de emergência, brasileiros em situação de risco na Ucrânia devem entrar em contato com a embaixada pelo telefone de plantão: +380 50 384 5484.

As tropas russas estão na Ucrânia desde 24 de fevereiro de 2022. O conflito já deixou dezenas de milhares de mortos e criou uma crise humanitária na região, além de ter afetado a economia de diversos países ao redor do mundo.

Últimas