Empresa faz evento de 'participação feminina na política', mas convida apenas homens
Encontro anuncia a presença do presidente Jair Bolsonaro, de Arthur Lira, de dois ministros e do vice-governador de SP
Brasília|Sarah Teófilo, do R7, em Brasília
Repercutiu mal uma série de eventos promovidos pelo Grupo Voto, uma plataforma de comunicação política e institucional, para marcar a Semana da Mulher. Isso porque, apesar da temática, o espaço para fala será dominado por homens da política brasileira.
Um material de divulgação da empresa para o "Ciclo Brasil de Ideias Mulher" confirmou a presença de cinco palestrantes para falar sobre a participação feminina na política: o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e da Economia, Paulo Guedes, e o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB-SP). Nenhuma mulher aparece no material de divulgação entre os palestrantes.
Os políticos serão ouvidos em dias distintos. Conforme o Grupo Voto, na quarta-feira (9), o ministro Tarcísio participará de um jantar com "convidadas especiais". Ao R7, a diretora de Eventos e Novos Negócios do grupo, Laura Regenin, afirmou que será levado um grupo só de mulheres executivas para discutir temas de defesa da mulher com "alguns dos homens – que ainda são homens – mais importantes do país e do governo federal".
No dia 10, a CEO do grupo, Karim Miskulin, vai, juntamente com um grupo de empresárias de diferentes setores, segundo publicação nas redes sociais, se reunir com o presidente Bolsonaro no Palácio do Planalto. No mesmo dia, Paulo Guedes será recebido "para um almoço exclusivo"; e à noite, o grupo oferecerá "um jantar ao presidente" Arthur Lira. No dia 15, haverá o último encontro, com o vice-governador de SP.
A publicação chamou a atenção nas redes sociais por ressaltar que o grupo "fomenta a participação feminina na política" e por enfatizar "mulheres no centro do poder", sem anunciar nenhuma mulher no ciclo de debates.
A diretora Laura Regenin destacou que o grupo busca sempre fazer eventos incentivando a participação "da mulher empresária na interlocução com os principais líderes políticos do país". Em fevereiro, segundo ela, houve um evento com a presidente do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP). "A gente traz várias mulheres em diversos eventos. Tentamos ao máximo possível ter mulheres no nosso grupo", frisou.