Enem 2025: termina o segundo dia de prova para 4,8 milhões de candidatos
Participantes puderam sair da salas de aplicação sem o caderno de questões a partir das 15h30
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Terminou na noite deste domingo (16) o segundo dia de provas do Enem 2025, aplicado em 1.805 municípios do país. Às 18h30 (no horário de Brasília), a aplicação do exame foi encerrada para os candidatos inscritos. Ao todo, ao menos 4,8 milhões de pessoas estavam aptas a participar. No primeiro dia, no entanto, apenas 3,5 milhões (73%) realizaram o exame.
Quem desejou sair da sala sem o caderno de questões foi liberado para deixar o local de aplicação a partir das 15h30.
Durante as cinco horas de prova, os candidatos precisaram responder a 90 questões de múltipla escolha de ciência da natureza e matemática.
De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), das inscrições confirmadas, 1.811.524 (37,6%) são de alunos que vão concluir o ensino médio neste ano.
Vale lembrar, também, que as cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba farão a prova, excepcionalmente, em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à COP30, sediada na capital do estado.
Leia mais
Quando serão divulgados os resultados?
O Ministério da Educação deve divulgar o resultado final do exame em janeiro de 2026. A data exata ainda será confirmada pelo Inep.
No entanto, o resultado para os treineiros será liberado cerca de 60 dias após a divulgação do resultado geral, na Página do Participante.
Um tempo similar demora para a disponibilização da vista individual da folha de redação elaborada pelos participantes. A vista pedagógica da prova de redação permitirá ao candidato verificar a pontuação alcançada em cada uma das competências aferidas pelos avaliadores do Inep.
Onde usar a nota do Enem?
As notas do Enem podem ser usadas para:
- acessar universidades públicas;
- concorrer a bolsas de estudos integrais e parciais em universidades privadas;
- pleitear o crédito estudantil para o pagamento das mensalidades de faculdades privadas;
- ingresso sem vestibular em faculdades;
- estudar em Portugal;
- realizar uma autoavaliação pelo treineiros e
- obter certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência nessa etapa do ensino básico.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













