Trinta e três animais estão disponíveis para adoção na Zoonoses
Fonte: Agência SaúdePara os que estão à procura de um bichinho, a Dival (Diretoria de Vigilância Ambiental) da Zoonoses do Distrito Federal está com 33 animais à espera de uma família. São 14 cachorros e 19 gatos aguardando a vez de serem adotados.
Todos estão vermifugados, vacinados contra a raiva e testados contra a leishmaniose. Eles chegaram ao centro de controle entre setembro de 2021 e março deste ano por ocorrências de maus-tratos ou por oferecerem riscos à saúde pública.
No ano passado, foram adotados 125 cães e gatos. Em 2020, 516 animais da Zoonoses ganharam um lar. Para aqueles que buscam um bichinho, o primeiro passo é ter 18 anos ou mais. Com um documento de identificação, comprovante de residência, coleira ou caixa de transporte, o candidato a tutor pode retirar seu pet diretamente na Zoonoses.
Existe também a opção de adotar por meio da ONG Amigos da Zoonoses, um grupo de voluntários da Secretaria de Saúde do DF que cuida da saúde e do bem-estar dos animais, facilitando o processo de adoção. Para os interessados, basta preencher o formulário e aguardar o contato dos voluntários.
Em 2021, 496 bichinhos foram abrigados por determinação judicial ou por vínculo epidemiológico. Os casos judiciais ocorrem por morte do tutor, interdição de espaços ou maus-tratos. Os bichos passam por exames e observação durante dez dias. Havendo a constatação de que estão saudáveis, eles são direcionados para adoção.
Aqueles que apresentam um quadro de enfermidade ou risco à saúde pública – cães agressivos ou com sintomas de raiva – são avaliados e ficam em isolamento, sendo acompanhados por pelo menos dez dias. Após essa etapa, não tendo apresentado sintomas, eles podem ser encaminhados para adoção.
O gerente da Dival, Isaías Chianca, reforçou o propósito do órgão, que é evitar a transmissão de doenças para os humanos. "O ideal é não ter que receber nenhum animal, porque não temos estrutura ou protocolos para garantir o bem-estar e saúde deles."
A Dival está localizada no Sain (Setor de Áreas Isoladas Norte), lote 4, estrada do Contorno Bosque, Noroeste. Os visitantes podem comparecer de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.