Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Escola de samba que homenageou Lula no RJ fica em último lugar e é rebaixada

Acadêmicos de Niterói somou 264,6 pontos e encerrou participação no Grupo Especial na lanterna

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Acadêmicos de Niterói foi rebaixada após somar 264,6 pontos no Carnaval 2026.
  • A escola homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante seu desfile, que teve como enredo a trajetória de Lula.
  • O desfile enfrentou contestações judiciais que questionavam a legalidade da homenagem como propaganda eleitoral.
  • Lula assistiu ao desfile de um camarote, ao lado de autoridades, e cumprimentou integrantes da escola.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

RJ - CARNAVAL 2026/RIO/GRUPO ESPECIAL/ACADÊMICOS DE NITERÓI - GERAL - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que   homenageia a sua história com o enredo "Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do   Brasil",   durante as apresentações do  Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro 2026, no sambódromo da Marquês de   Sapucaí, no centro da capital fluminense, na noite deste domingo, 15.      15/02/2026 - Foto: PEDRO KIRILOS/ESTADÃO CONTEÚDO
Lula cumprimentou integrantes da Acadêmicos de Niterói no dia do desfile Pedro Kirilos/Estadão Conteúdo - 15.2.2026

A Acadêmicos de Niterói terminou o Carnaval do Rio de Janeiro de 2026 na última colocação do Grupo Especial e foi rebaixada para a Série Ouro. A escola somou 264,6 pontos na apuração final, encerrando sua participação na elite do samba carioca com a menor pontuação entre as concorrentes.

Neste ano, a agremiação levou para a Marquês de Sapucaí o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, uma homenagem à trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


LEIA MAIS

O desfile apresentou uma narrativa que partiu das origens de Lula em Garanhuns, marcadas pela seca e pela fome, passando por sua atuação como líder sindical, até sua consolidação como figura central da política brasileira.

A escola argumentou que a vida de Lula representa a narrativa do “Brasil real”, vivido nas periferias, barracões e fábricas. Segundo a Acadêmicos de Niterói, o enredo buscou dialogar com a raiz dos componentes da escola, mostrando um raro exemplo de alguém da classe trabalhadora que chegou ao cargo de presidente da República.


Lula acompanhou o desfile de um camarote na Sapucaí, ao lado de autoridades como o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e desceu à avenida para cumprimentar integrantes da escola, incluindo o casal de mestre-sala e porta-bandeira.

Viradouro campeã

A campeã do Carnaval deste ano no Rio de Janeiro foi a Viradouro. Veja a classificação:


  1. Viradouro - 270.0
  2. Beija-Flor - 269.9
  3. Vila Isabel - 269.9
  4. Salgueiro - 269.7
  5. Imperatriz - 269.4
  6. Mangueira - 269.2
  7. Unidos da Tijuca - 268.7
  8. Grande Rio - 268.7
  9. Tuiuti - 268.5
  10. Portela - 267.9
  11. Mocidade - 267.4
  12. Acadêmicos de Niterói - 264.6

Polêmicas e disputas judiciais

Antes mesmo de a escola entrar na avenida, o enredo se tornou alvo de contestações judiciais e questionamentos na esfera eleitoral.

A Justiça Federal e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foram acionados por partidos políticos, que argumentaram que a homenagem a Lula poderia configurar propaganda eleitoral antecipada e uso indevido de recursos públicos.


Partidos como PL e Novo apresentaram representações junto ao TSE. Uma ação popular que tentava barrar a homenagem chegou a ser proposta, mas foi extinta pela Justiça Federal sem análise do mérito.

Também foram negados pedidos de liminar que buscavam impedir o desfile, inclusive pelo TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região).

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.