Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

‘Esperamos comprometimento’, diz Alckmin ao cobrar metas ambientais de países

Discurso do vice-presidente focou no combate às mudanças climáticas e no reforço do comprometimento das nações

Brasília|Giovana Cardoso e Lis Cappi, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil, cobra compromisso internacional para a entrega das NDCs ambientais.
  • Apenas 62 dos 170 países já apresentaram seus compromissos em relação às mudanças climáticas.
  • O Brasil tem a meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 59% a 67% até 2035 e busca desmatamento ilegal zero até 2030.
  • Alckmin enfatiza a importância do multilateralismo e de um desenvolvimento sustentável alinhado à transição energética.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Abertura da Pré-COP ocorre nesta segunda com a presença de Geraldo Alckmin Cadu Gomes/VPR

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, voltou a cobrar o empenho dos países para a entrega das NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas). Atualmente, apenas 62 das 170 nações entregaram formalmente seus compromissos ambientais, a menos de um mês para a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas).

“Estamos comprometidos e esperamos o comprometimento da comunidade internacional”, disse Alckmin, na abertura da Pré-COP30, nesta segunda-feira (13), em Brasília.


Alckmin focou o discurso no combate às mudanças climáticas e no reforço do comprometimento dos países. Na ocasião, o presidente em exercício exaltou as metas brasileiras sobre emissões de gases e desmatamento.

Veja mais

“A NDC do Brasil determina o compromisso de reduzir as emissões liquidas de gases de efeito estufa no país de 59% a 67% até 2035, em comparação aos níveis de 2005, o que equivale entre 850 milhões e 1,05 bilhão de toneladas de CO₂”, disse.


Em complemento, o vice-presidente destacou a queda do desmatamento na Amazônia e mencionou a meta de desmatamento ilegal zero até 2030.

Além do foco ambiental, Alckmin também mencionou a importância do multilateralismo. A fala ocorre em meio a resistência de alguns países, como os Estados Unidos, na confiança de organizações multilaterais.


Alckmin destacou, ainda, sobre o plano de crescimento econômico alinhado à transição energética e à proteção das florestas, refletindo o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

“O Brasil tem papel fundamental nas três grandes questões deste século: segurança alimentar, segurança energética e combate às mudanças climáticas”, disse.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.