'Estou feliz', diz Lula após Zanin assumir vaga no STF
O presidente da República foi à posse do ex-advogado dele como ministro da Corte, nesta quinta-feira
Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília
"Estou feliz", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (3), na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), após a posse de Cristiano Zanin como ministro da Corte. Com 47 anos, Zanin pode ficar quase três décadas no cargo — até 2050, quando completará 75 anos. A cerimônia foi comandada pela ministra Rosa Weber, presidente do Supremo, e contou com a presença de Lula, dos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de políticos, de advogados e de convidados de Zanin.
No STF, o advogado deve herdar de Lewandowski um acervo de processos considerado enxuto, de 552 ações, mas com casos de destaque. Entre os temas estão as regras da Lei das Estatais sobre a nomeação de conselheiros e diretores e a validade do decreto do presidente Lula que restabelece as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins, que haviam sido reduzidas à metade no penúltimo dia da gestão de Jair Bolsonaro (PL).
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Há também processos de investigações sobre supostos desvio do chamado "orçamento secreto", omissões do governo Jair Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19 e a validade de decreto de Bolsonaro que flexibilizava a exploração de cavidades subterrâneas, como grutas e cavernas.