EUA vão retirar todas as tarifas sobre produtos brasileiros? Economista analisa
Lula se mostrou otimista após conversa com Donald Trump, que aconteceu no último domingo (26)
Brasília|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Após reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada na Malásia no último domingo (26), o presidente Lula disse estar otimista para a suspensão das tarifas impostas pelo país sobre produtos brasileiros e acredita que ambos chegarão a um bom acordo em poucos dias. No encontro, o petista reforçou o argumento de que os EUA têm um superávit com o Brasil, dispensando a necessidade da sobretaxa.
Em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (27), Carla Beni, economista e professora da FGV São Paulo, afirma que as conversas entre os líderes têm se tornado mais consistentes, mas ressalta a necessidade de chegar a uma negociação. “Espera-se que daqui a pouco os dois presidentes saiam de cena e realmente fiquem na mesa quem trabalha com isso”, diz.

Com o desenrolar dos encontros, há a expectativa pelos próximos passos da relação entre os países, uma vez que há uma pressão interna para a retirada de parte das tarifas. “A grande pressão também é interna, dos empresários americanos, eles que estão sentindo o grande problema de ter feito a sobretaxa com os produtos brasileiros”, pontua Carla.
Na análise da docente, os Estados Unidos saíram como o grande perdedor da aplicação das tarifas, uma vez que empresas brasileiras encontraram facilidade na expansão de mercados.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
