Evasão escolar no Distrito Federal durante a pandemia foi de 16,29%
Auditoria do Tribunal de Contas apontou falhas no acompanhamento dos alunos em situação de abandono
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
Uma auditoria do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) apontou elevado índice de evasão escolar durante a pandemia de Covid-19 no DF. De acordo com o relatório, 22.852 estudantes abandonaram os estudos em 2020, um percentual de 16,29% dos alunos. A auditoria avaliou também a gestão das atividades educacionais pela Secretaria de Educação. As evidências foram colhidas entre junho e setembro de 2021.
Como mostrado em reportagem publicada recentemente pelo R7, o problema da evasão escolar contribui para outros problemas, como o trabalho infantil. Com o avanço da pobreza, agravada pela crise sanitária, crianças e adolescentes deixaram a sala de aula para contribuir com as contas.
O relatório dos auditores do TCDF apontou falhas no controle e no monitoramento da quantidade de alunos que permanecem no ambiente escolar, por parte da secretaria. No documento, as autoridades alertam que, sem esses dados, é inviável projetar políticas públicas.
"O controle de frequência e a busca ativa parecem ter ficado somente a cargo das escolas", diz o relatório. Uma vez que são as próprias instituições que acompanham a permanência dos estudantes, os gestores acabram adotando estratégias de busca ativa para tentar contornar o problema.
Leia também
A auditoria identificou que os gestores escolares criaram grupos de WhatsApp com os pais para manter contato sobre os estudantes, além de avisarem aos professores sobre a ausência prolongada dos estudantes. Além disso, eles telefonavam para a família e até visitavam as casas de estudantes para convencê-los a voltarem a frequentar as aulas. De acordo com o relatório, em algumas ocasiões foi precisio acionar o Conselho Tutelar.
O TCDF recomendou a Secretaria de Educação adeque os sistemas de informação existentes para que realizem controle e monitoramento dos alunos do sistema educacional.