Expansão do Metrô-DF: Ibaneis dá aval para linhas no Gama e em Santa Maria
O anúncio aconteceu hoje (19) durante uma visita do governador à obra de expansão da Linha 1 de Samambaia
Brasília|Luiza Marinho*, do R7, em Brasília

O governador Ibaneis Rocha (MDB) e a vice-governadora Celina Leão (PP) assinaram, na manhã desta sexta-feira (19), a ordem de serviço que autoriza os estudos de viabilidade técnica e ambiental para a expansão do Metrô-DF até as regiões administrativas do Gama e de Santa Maria.
Ibaneis ponderou que a iniciativa demanda planejamento de longo prazo. “A gente sabe que isso demora e não é uma coisa para um governo só. Mas o que eu digo é que a gente tem que projetar e depois ir atrás de recursos para fazer obras estruturantes para a cidade como são essas”, afirmou.
Segundo Celina, o objetivo é transformar a mobilidade em áreas que ainda enfrentam dificuldades de integração rápida com o Plano Piloto. “É o futuro chegando para melhorar a vida de milhares de pessoas”, destacou.
O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral Ribeiro, explicou que a futura Linha 2 terá trajeto projetado da Esplanada dos Ministérios até Santa Maria, passando por Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro, ParkShopping, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Recanto das Emas e Gama. O percurso previsto é de aproximadamente 50 quilômetros. O próximo passo será a modelagem econômica para viabilizar o investimento.
Expansão em Samambaia
Além do anúncio da Linha 2, o governador visitou as obras de expansão da Linha 1, em Samambaia. O trecho terá 3,6 km adicionais, com duas novas estações próximas à UPA e ao Centro Olímpico, além de viadutos e passarelas para pedestres. A previsão é que entre 12 mil e 15 mil passageiros sejam beneficiados diariamente.
Leia mais
O governo também confirmou a aquisição de 15 novos trens para reforçar a frota do Metrô-DF e melhorias em estações já existentes, incluindo a instalação de unidades médicas em pontos estratégicos
*Com supervisão de Bruna Lima
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















