Fake news: Receita Federal não vai rastrear brasileiros que moram no exterior
Segundo o órgão, o fisco não realizará o rastreamento de pessoas que não fizeram a declaração de saída definitiva
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Receita Federal esclareceu, nesta quarta-feira (22), que não terá rastreamento de brasileiros no exterior que não declararam a saída definitiva do país a partir de 2026. “A Receita Federal não rastreia brasileiros devido à mudança de domicílio. O procedimento é de orientação e informação“, informou o órgão em nota. O boato tem circulado em redes sociais.
Aquele que estiver deixando definitivamente o país deve informar isso à Receita Federal, mas esse é um procedimento “de orientação e informação”. O procedimento pode ser realizado por meio do site do órgão, onde o brasileiro deverá preencher alguns dados como CPF e título de eleitor.
Segundo a Receita, no ano seguinte, o cidadão deve acessar o sistema para apresentação da Declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (DIRPF) e enviar a Declaração de Saída Definitiva do país.
Veja mais
“Esses procedimentos são obrigatórios e preservam os direitos dos brasileiros que mudam de domicílio fiscal, inclusive perante o fisco do país de destino“, informou.
Receita Federal não vai cobrar imposto de quem mora com os pais em 2026
Assim como o caso do rastreamento de brasileiros, a Receita também desmentiu que a partir do ano que vem, adultos que moram com os pais serão notificados. “Isso não existe, nem faz o menor sentido”, afirmou o órgão em nota.
Segundo a fake news que circula nas redes, a suposta medida teria relação com a instrução normativa que criou o CIB (Cadastro Imobiliário Brasileiro).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
