Família brasileira é autorizada a deixar Faixa de Gaza
Mulher e três filhos devem sair da zona de conflito nesta quinta-feira rumo ao Cairo, de onde embarcarão em voo para o Brasil
Brasília|Do R7, em Brasília
Mais quatro brasileiros foram autorizados a deixar a Faixa de Gaza nesta quarta-feira (7), segundo a Embaixada do Brasil na Palestina. Os quatro fazem parte da mesma família: uma mãe e três filhos (4 e 2 anos e um bebê de 1 mês). Eles devem sair da área de conflito nesta quinta-feira (8) rumo ao Cairo, no Egito, de onde embarcarão em voo comercial para o Brasil.
A família tem dupla nacionalidade (brasileira e palestina) e já foi incluída nas listas de evacuação de estrangeiros anteriores. A viagem não ocorreu porque a mulher está grávida.
Os brasileiros estavam alojados em Rafah, no sul de Gaza, em uma casa alugada pelo escritório do Brasil em Ramallah, recebendo toda a assistência, inclusive recursos para alimentos, água e remédios.
No fim de dezembro, um grupo de 32 brasileiros e familiares deixou a Faixa de Gaza. Eles foram trazidos ao Brasil em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que saiu do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
No total, foram retirados da Palestina 143 brasileiros e parentes próximos (32 da Cisjordânia, em 1º de novembro; 32 de Gaza, em 12 de novembro; 47 de Gaza, em 9 de dezembro; e 32 de Gaza, em 21 de dezembro).
A ação aconteceu duas semanas depois de o governo brasileiro retirar a segunda leva de pessoas do território palestino.
Em 9 de dezembro, um grupo de 47 brasileiros e familiares próximos deixou Gaza. Dos 78 previstos na lista autorizada, cruzaram a fronteira de Rafah em direção ao Egito 11 binacionais brasileiro-palestinos e 36 palestinos; 27 menores; 16 mulheres (duas idosas) e quatro homens adultos.
Em novembro, após mais de um mês de espera, 32 pessoas deixaram a Faixa de Gaza com destino ao Brasil. No grupo estavam 22 brasileiros e dez palestinos.