Família denuncia maus-tratos em criança autista em escola do DF; ouça áudio
Avó e mãe da criança afirmam que educadora cometeu violência psicológica; elas usaram o tablet da criança para gravar agressões
Brasília|Do R7, em Brasília
A família de uma criança de 11 anos com transtorno do espectro autista denunciou uma professora por supostos maus-tratos cometidos em uma escola no Guará, no Distrito Federal. Mãe e avó usaram o tablet da criança para gravar áudios das agressões por três dias. Caso é investigado pela 4ª Delegacia de Polícia. A reportagem não conseguiu contato com a professora.
Nas gravações, é possível ouvir a professora usar linguagem hostil, xingar e humilhar os alunos.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A família desconfiou que algo estaria errado ao perceber mudanças no comportamento do menino em casa. A mãe da criança, Marina Valente, contou ao Record TV que o filho começou a morder as próprias mãos e repetia as ofensas que ouvia em sala de aula.
Ao levarem a reclamação à direção da escola, a mãe e a avó do menino foram informadas que a professora estava afastada por atestado médico e que não seria demitida por ser concursada. Valente afirma que a família está buscando justiça. “Todos os meios já foram acionados para que a justiça seja feita, e outras crianças não voltem a sofrer esse tipo de violência”, disse.
O delegado Anderson Espíndola conta que o caso está sendo apurado pela Polícia Civil e que professores e outras testemunhas serão ouvidos. Segundo ele, a professora também teria denunciado a avó da criança por desacato, por ter divulgado fotos e áudios dela em grupos de aplicativo de mensagem.
A Secretaria da Educação do DF informou em nota que recebeu a demanda por meio da Ouvidoria e que já realiza os procedimentos dentro do prazo legal. A pasta informa ainda que o caso será apurado pela Corregedoria. De acordo com a Coordenação Regional de Ensino do Guará, a professora foi afastada.
O Conselho Tutelar do Guará afirma que tem conhecimento dos fatos, e que as ações necessárias estão sendo tomadas.