Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Feira do Morango começa nesta sexta no DF; veja programação

Evento tradicional tem mostra de morangos, flores e artesanato, concurso de receitas e programa que permite colher a fruta no pé

Brasília|Lucas Nanini, do R7, em Brasília

  • Google News
Plantação de morango em Brazlândia
Plantação de morango em Brazlândia

A 25ª edição da Feira do Morango de Brasília começa nesta sexta-feira (3/9), na sede da Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), em Brazlândia. O evento acontece até o feriado de 7 de Setembro e retorna no fim de semana seguinte (dias 10, 11 e 12), sempre das 10h às 22h, com entrada gratuita.

A programação prevê a exposição e venda de morangos e derivados e também uma feira de flores e artesanatos. O espaço onde há comercialização das frutas recebe o nome de “Morangolândia”. Por causa da pandemia de Covid-19, a festa não terá shows musicais e apresentações culturais.


As atividades ocorrem em dois galpões grandes e arejados, como forma de garantir a circulação do público com segurança, sem aglomeração. O uso de máscara é obrigatório.

Concurso de Receitas e mostra de morangos


Uma das principais atrações da feira é o "Concurso de Receitas com Morango", que terá o resultado divulgado no próximo domingo (5/9), às 14h, na sede da Arcag. Os pratos, doces e salgados, foram preparados na última quinta-feira (2/9), na Universidade Católica de Brasília (UCB). Participaram cinco grupos de famílias produtoras da fruta.

O concurso é realizado há mais de 15 anos e procura valorizar a criatividade dos agricultores e moradores dos núcleos rurais. Os jurados avaliam aparência, originalidade, organização, higiene no preparo e o sabor.


Leia também

Outra atração é a "Mostra de Morangos", que ocorre dia 10 de setembro. Uma comissão julgadora receberá as variedades da fruta em caixas fechadas e sem identificação visível do produtor. Serão avaliados itens como aspecto, coloração e firmeza. O resultado sai no mesmo dia, mas a premiação só ocorrerá no final do ano.

Evento de peso


A Feira do Morango é um dos principais eventos para a agricultura do Distrito Federal e principal programa do tipo em Brazlândia. A região administrativa é responsável por 98% da produção de morango no DF e onde estão concentrados 95% dos produtores da fruta na capital, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater).

“É um evento importante porque movimenta a economia no período de grande safra do morango. Culturalmente também é relevante, sobretudo para Brazlândia, pois se tornou uma característica regional e cultural, um reconhecimento que é muito significativo para os nossos produtores”, afirma a presidente da Emater, Denise Fonseca.

O DF tem 226 produtores que cultivam morango, que fazem o plantio convencional e também o orgânico. Em 2021, foram 150 hectares de morango produzidos. No ano passado, foram colhidas 4,9 mil toneladas da fruta na capital.

A Feira do Morango é um evento da Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão. Esta edição é organizada pelo Instituto Rosa dos Ventos, com apoio da Emater, Administração Regional de Brazlândia e as secretarias de Turismo e de Agricultura.

Colha e pague

O “Colha e Pague” é um evento dentro da feira que oferece ao visitante a experiência de apanhar o morango diretamente do pé, conhecer como é o cultivo e aprender um pouco mais sobre a produção. Neste ano, o programa ocorre nos dois sábados do evento (dias 4 e 11). O participante também pode levar o alimento para casa.

Imagem de edição anterior da Festa do Morango de Brasília
Imagem de edição anterior da Festa do Morango de Brasília

Esse evento ocorrerá na Chácara Fukushi, certificada na produção de alimentos orgânicos. Os interessados em participar do “Colha e Pague” devem fazer um pré-cadastro no site do Põe na Cesta e indicar a data e o horário em que desejam participar.

Serão quatro turmas por dia, às 9h, 10h30, 14h e 15h30. A taxa para participar é de R$ 45 para adultos e crianças a partir de 10 anos. Meninos e meninas de 5 a 10 anos e pessoas com mais de 60 pagam meia. Menores de 4 anos não pagam. Valores incluem visita, consumo da fruta no local e suco de morango.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.