Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Fogo na COP30 ‘deve ter sido’ causado por micro-ondas; equipamento é proibido na área

Distribuição de comidas em estandes de países não é autorizada pela ONU, mas continuou em partes ‘escondidas’ da exposição

Brasília|Lis Cappi e Ana Isabel Mansur, do R7, enviadas especiais a Belém

  • Google News
Zona Azul foi toda evacuada, por segurança OSWALDO DE FREITAS/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO - 20.11.2025

O Cobom do Pará (Corpo de Bombeiros Militar) informou nesta quinta-feira (20) que o incêndio registrado na COP30, em Belém (PA), mais cedo “deve ter sido” causado por um micro-ondas.

Em nota oficial, contudo, a corporação afirmou que as causas ainda são investigadas. A parte atingida pelas chamas foi evacuada às pressas.


Apesar da informação oficial, comidas não são permitidas na Zona Azul — principal área da COP30, onde ocorrem as negociações. O local é administrado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que não autoriza alimentos nos estandes dos países, onde o fogo teria começado.

Embora haja a proibição, o R7 apurou que algumas nações instalaram equipamentos ligados ao consumo de comida, como micro-ondas. A disposição permite que não seja possível ver, do lado de fora, o que há dentro de alguns estandes. Por isso, os itens acabaram “escondidos”.


Oficialmente, a conferência das Nações Unidas que discute as mudanças climáticas termina nesta sexta-feira (21).

Após o incidente, a ONU informou, por meio de comunicado, que as atividades estão suspensas ao menos até as 20h desta quinta.


Contenção do fogo

Os bombeiros informaram, ainda, que as chamas foram contidas em seis minutos, com 244 extintores e mangueiras.

Segundo a corporação, 56 militares trabalharam na ação e viaturas dos bombeiros de fora da Zona Azul auxiliaram no combate.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.