Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Foguete sul-coreano colide com o solo após lançamento no Maranhão

Lançamento ocorreu às 22h13 desta segunda-feira, durante a Operação Spaceward, segundo a FAB

Brasília|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Foguete sul-coreano HANBIT-Nano colidiu com o solo após lançamento no Maranhão.
  • O lançamento ocorreu às 22h13 durante a Operação Spaceward, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).
  • Uma falha inicial no voo levou à perda de controle e à colisão do foguete.
  • Equipes da FAB e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para analisar os destroços e causas da anomalia.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Momento em que foguete inicia subida da plataforma, mas explode logo em seguida | Foto: Reprodução/X Revista Oeste

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o foguete HANBIT-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, apresentou uma anomalia e colidiu com o solo após ser lançado na noite desta segunda-feira (22), a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O lançamento ocorreu às 22h13 (horário de Brasília), no contexto da Operação Spaceward.

Segundo a FAB, o veículo deixou a plataforma normalmente e iniciou sua trajetória vertical conforme o previsto. No entanto, ainda nos instantes iniciais do voo, foi identificada uma falha que levou à perda de controle do foguete e à colisão com o solo.


Leia mais

Equipes da Força Aérea e do Corpo de Bombeiros do CLA foram imediatamente acionadas e enviadas ao local para análise dos destroços e da área de impacto. De acordo com a FAB, todas as ações sob sua responsabilidade, incluindo coordenação da operação, segurança, rastreamento e coleta de dados, foram executadas conforme o planejamento, garantindo que o lançamento ocorresse de forma controlada e dentro dos parâmetros internacionais do setor espacial.


As equipes técnicas da Innospace seguem atuando na análise dos dados do voo para apurar as causas da anomalia. Os trabalhos são realizados em conjunto com a FAB e com os demais órgãos e instituições envolvidos na operação.

A Força Aérea informou ainda que novas informações serão divulgadas oportunamente, à medida que as avaliações técnicas avancem.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.