Foragido, Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF
Interrogatório durou ao menos 50 minutos; ex-deputado foi questionado por uma juíza auxiliar de Alexandre de Moraes
Brasília|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Foragido, o deputado federal cassado Alexandre Ramagem foi interrogado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por videoconferência em um processo que investiga os crimes de dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado, supostamente praticados no 8 de janeiro de 2023.
O interrogatório, ocorrido nessa quinta-feira (5), durou ao menos 50 minutos. Na ocasião, Ramagem foi questionado por uma juíza auxiliar do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação. De acordo com a defesa, ele respondeu a questionamentos e reafirmou a negativa das imputações.
Condenação
Ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) durante o governo de Jair Bolsonaro, Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão na ação penal da trama golpista.
Em setembro do ano passado, ele fugiu do país, para evitar o cumprimento da pena, e está morando em Miami.
Em janeiro, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que o governo brasileiro formalizou o pedido de extradição do ex-deputado federal.
Em ofício enviado ao ministro Alexandre de Moraes — autor da solicitação —, a pasta informou que o documento foi entregue pela embaixada do Brasil em Washington ao Departamento de Estado dos EUA no dia 30 de dezembro de 2025. Não há prazo para análise do requerimento.
Fuga com passaporte diplomático
Durante a investigação sobre a trama golpista, Ramagem foi proibido pelo STF de sair do país. Contudo, segundo a Polícia Federal, ele fugiu pela fronteira com a Guiana e embarcou para os Estados Unidos com passaporte diplomático.
No final do ano passado, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados cassou o mandato do congressista. A Constituição determina que a Casa declare a perda do mandato de parlamentar em decorrência de condenação criminal transitada em julgado.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














