Força Nacional vai reforçar segurança em 10 municípios durante Concurso Unificado
Portarias foram publicadas nesta segunda-feira pelo Ministério da Justiça; avaliação acontece em todo o país no dia 5 de maio
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
A Força Nacional vai reforçar a segurança em dez municípios durante a realização das provas do CNU (Concurso Nacional Unificado), conhecido como o “Enem dos Concursos”. As portarias foram publicadas nesta segunda-feira (22) pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Público), pasta que coordena as ações do batalhão. Segundo os textos, a força vai agir também em “serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”. As provas acontecem em 228 cidades, em 5 de maio.
Veja mais
A reportagem procurou o MJSP para esclarecer a escolha dos locais, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem. O espaço permanece aberto. Os municípios estão localizados no Acre, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Mato Grosso. São eles:
- Acre: Cruzeiro do Sul;
- Para: São Félix do Xingu, Oriximiná, Santana do Araguaia, Monte Alegre e Redenção;
- Mato Grosso do Sul: Corumbá;
- Roraima: Rorainópolis;
- Rondônia: Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau; e
- Mato Grosso: Alta Floresta.
As tropas vão agir nas regiões entre os dias 3 e 6 de maio e vão obedecer ao “planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Concurso Nacional Unificado
São 2,1 milhões de brasileiros se inscreveram, sendo que 80% dos interessados têm entre 20 e 44 anos. São 6.640 oportunidades, divididas entre os 21 órgãos públicos participantes. Há vagas de níveis médio e superior para diversas áreas de atuação.
Os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília), com início das provas às 9h e duração de duas horas e meia. Os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7) responderão 20 questões objetivas de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação.
No período vespertino, os portões abrirão às 13h, e a prova terá início às 14h30, com duração de três horas e 30 minutos. Os candidatos dos blocos de nível superior responderão a 50 questões objetivas de múltipla escolha de conhecimentos específicos. Os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas de múltipla escolha.